Dicas

Impressoras a laser: ideais para texto

22 outubro 2014 Arquivado

22 outubro 2014 Arquivado

Ultrarrápidas e excelentes a imprimir texto, as impressoras a laser têm preços competitivos face às de jato de tinta. Mas não são ideais para fotos.

O preço das impressoras a laser está mais convidativo, mas as de jato de tinta continuam a apresentar custos de impressão inferiores, além de terem ganho velocidade. Até aqui, os aparelhos a laser eram muito caros face aos de jato de tinta. Compensavam para um uso intensivo, sobretudo pelos custos de impressão mais baixos e pela rapidez. Ainda há razões para preferir uma ou outra tecnologia na altura de escolher uma impressora.

Cuidado com o preço dos toners
Antes de escolher um modelo, verifique o preço dos toners para evitar surpresas desagradáveis no orçamento familiar. Os toners chegam a custar mais do dobro do preço de aquisição da própria impressora, sobretudo os de alta capacidade. Uma impressora barata torna-se rapidamente dispendiosa se os custos de impressão forem elevados.

Se dispõe de mais do que um computador em casa, escolha um modelo que possa ser ligado em rede, via wi-fi ou cabo Ethernet. Permite imprimir de forma independente a partir de vários equipamentos (PC, portátil, tablet).

Verifique ainda se a impressora é compatível com o sistema operativo que usa. Todas são compatíveis com o Windows e a maioria também com o Mac, mas se utiliza Linux, poderá estar limitado.

Monocromática ou a cores?
Se só imprime texto, a melhor opção é uma laser monocromática: oferecem grande qualidade de impressão, são rápidas e têm um preço acessível. As mais rápidas chegam a imprimir quase 19 páginas de texto por minuto.

Caso precise também de imprimir muitas páginas da Internet, gráficos, imagens ou fotografias, opte por um modelo a cores. Nesta família, as impressoras a laser imprimem uma média de 11 páginas por minuto. Numa multifunções a jato de tinta, a velocidade ronda as 8 páginas por minuto.

A impressão de texto é ótima nos modelos a laser. Para gráficos, as prestações também são boas. Mas as fotografias continuam a ser o ponto fraco destes aparelhos. Os modelos a jato de tinta continuam neste aspeto imbatíveis, tanto na qualidade de impressão de fotos, como de documentos mistos (texto e imagens).

Se também precisa de copiar e digitalizar, prefira uma impressora multifunções. As de jato de tinta são muito mais baratas quando comparadas com as laser a cores. Já as multifunções monocromáticas podem ser encontradas por um preço comparável, com o inconveniente de só permitirem fazer cópias e impressões a preto e branco.