Dicas

Escolher bem a impressora e poupar tinta e papel

16 abril 2020
Conselhos para escolher a impressora mais adequada ao seu uso e necessidades.

Descubra se deve optar por uma impressora a laser ou a jato de tinta. Saiba ainda avaliar o custo de impressão, já que as despesas com tinta ou toner ultrapassam o preço de compra.

O nosso teste a impressoras abrange modelos mais básicos a jato de tinta, para quem só faz impressões ocasionalmente, e modelos a laser adequados para uma utilização mais intensiva, que privilegia a velocidade e os custos de utilização.

Quanto custa comprar e utilizar uma impressora?

O preço de compra das impressoras testadas varia consideravelmente, entre cerca de 30 euros a mais de 400 euros. Mas, ao contrário de outros produtos informáticos, há que ter em conta os custos de utilização elevados.

Na verdade, o custo da tinta ou do toner ultrapassa largamente o preço de aquisição do equipamento ao longo da vida do aparelho. E, obviamente, quanto mais páginas imprimir, maior será. No entanto, pode ser menor ou maior consoante a tecnologia: embora os aparelhos a laser sejam mais caros na compra, apresentam custos de utilização mais baixos face aos modelos a jato de tinta. Além disso, dentro da mesma tecnologia, a diferença de custo com a tinta/toner também pode ser muito grande consoante o modelo escolhido. Para complicar as contas, os aparelhos com os custos de utilização mais baixos apresentam, muitas vezes, o preço de compra mais elevado e vice-versa.

Que tipo de impressora escolher?

As diferenças entre os custos (compra e utilização) das impressoras são muito significativas e fazem com que seja um fator incontornável no processo de escolha de uma impressora. Mas para saber a  dimensão do custo de utilização é necessário saber o número de páginas que se estima imprimir.

Utilização esporádica

Corresponde a algumas utilizações por mês, em que geralmente são impressas poucas páginas de cada vez, com um total até cerca de 250 páginas (½ resma) por ano.

Utilização moderada

Corresponde a várias utilizações por mês, em que também poderão ser impressos alguns documentos com mais de 1 dezena de páginas. No total, serão impressas entre cerca de 250 (½ resma) e 500 (1 resma) páginas por ano.

Utilização frequente

Serão impressos documentos com muitas páginas, com um total entre cerca de 500 (1 resma) e 1000 (2 resmas) páginas por ano.

Utilização intensiva

Utilizações muitos frequentes e em que são impressos vários documentos com muitas páginas. É geralmente uma utilização de cariz mais profissional. No total, serão impressas mais de 1000 páginas (2 resmas) por ano.

No processo de escolha, é também necessário decidir quais as características principais pretendidas para a nova impressora:

  • impressão monocromática ou a cores – imprimir a preto e branco é suficiente ou também pretende imprimir a cores?
  • impressora simples ou multifunções – basta imprimir ou também será necessário copiar e digitalizar?

Para imprimir a cores

Se pretende imprimir a cores e tem normalmente uma utilização esporádica ou moderada, o tipo de aparelho mais adequado é a multifunções a jato de tinta. E mesmo que não necessite de copiar e digitalizar, as multifunções desta tecnologia não são mais caras nem têm desvantagens face às impressoras simples, além de que a oferta de mercado é  muito superior.

Também para uma utilização frequente as multifunções a jato de tinta são as mais indicadas, embora, neste caso, se deva dar preferência aos modelos com um preço de compra mais elevado por terem custos de utilização mais baixos. Incluem-se também aqui as impressoras a jato de tinta que usam reservatórios que são enchidos com recargas de tinta e que têm um custo cerca de dez vezes mais baixo do que a tinta adquirida em tinteiros.

Já para uma utilização intensiva, as laser a cores, simples ou multifunções, são as mais adequadas. Apesar de serem aparelhos dispendiosos na compra acabam por compensar devido ao baixo custo de utilização. Além disso, são muito mais rápidas que os aparelhos a jato de tinta.

Para imprimir a preto e branco

Se a impressão a preto e branco é suficiente e tem normalmente uma utilização esporádica ou moderada, as impressoras simples ou as multifunções a jato de tinta, apesar de também imprimirem a cores, são também a opção mais adequada em termos de custos.

Já para uma utilização frequente ou intensiva, as impressoras a laser monocromáticas, simples ou multifunções, são a solução. Além do custo de utilização ser mais baixo, são muito mais rápidas e apresentam a melhor qualidade de impressão de texto.

Para uma utilização exigente

Excecionalmente para uma utilização mais exigente, deverá ser adotado o tipo de impressora que oferece as características indispensáveis ao tipo de tarefa. Por exemplo, as impressoras ou multifunções a laser deverão ser as escolhidas quando a rapidez de impressão é indispensável. Os modelos a jato de tinta são mais indicadas quando se pretende imprimir fotografias com melhor qualidade.

Custos reais de utilização

No nosso comparador de impressoras, além dos resultados técnicos das impressoras testadas, encontra também os custos reais de utilização obtidos através do teste de consumo. Consideramos o custo de impressão de uma página de texto, de uma página Excel com gráficos e de uma fotografia. Calculamos também o desperdício de tinta com o procedimento automático de limpeza das cabeças de impressão que ocorre nas impressoras a jato de tinta, sobretudo para quando a utilização é mais intermitente.

Dicas para poupar tinta e papel

  • Imprima em modo "rascunho", também conhecido por "rápido" ou de "resolução reduzida" (em inglês: draft, fast, faster printing ou reduced resolution). É mais rápido, a qualidade de impressão é aceitável e usa menos tinta.
  • As cores saem mais caras do que o preto e têm um impacto ambiental muito maior. Selecione a opção "escala de cinzento" (em inglês: printing grayscale ou black ink only).
  • O aviso de pouca tinta surge muito antes de começarem as falhas na impressão. Espere mais um pouco antes de substituir o cartucho.
  • Use os dois lados da folha. Se a impressora não dispõe da função para imprimir frente e verso, reutilize o lado não impresso.
  • Para as impressões de PowerPoint, coloque, pelo menos, 2 slides por página. Proceda da mesma forma para gráficos e imagens, quando ficam perfeitamente legíveis numa só página. Faça uma pré-visualização para ter a certeza de que imprime só o que precisa.
  • Para as impressões de páginas web, na pré-visualização do browser, adapte as configurações para: imprimir só as páginas necessárias, imprimir frente e verso, eliminar imagens em segundo plano, etc. Se possível imprima só o que é necessário, selecionando o conteúdo pretendido.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós