Dicas

Como substituir o tinteiro ou o toner da sua impressora

Siga os passos para verificar os níveis de tinta e substituir os cartuchos vazios da sua impressora.

30 setembro 2022
Parte interior de uma impressora com quatro tinteiros a descoberto das cores magenta, ciano, amarelo e preto.

iStock

Seja para uso intensivo ou ocasional, uma impressora é um equipamento útil para ter em casa, para imprimir tanto documentos, como fotografias. No entanto, os cartuchos podem ser caros, especialmente se forem da marca original da impressora. Um conjunto de cartuchos genuínos para uma impressora multifunções de nível básico pode custar tanto, se não mais, do que o próprio aparelho.

Quanto tempo duram os cartuchos?

Devido ao elevado preço dos cartuchos, é natural que queira saber quanto tempo duram, ou, mais exatamente, quantas páginas pode imprimir com um cartucho. Resumindo, o que quer saber é o rendimento em páginas dos cartuchos, que é o número máximo de páginas que os cartuchos devem imprimir antes de ficarem sem tinta ou toner.

O rendimento em páginas de um cartucho é determinado pela execução de testes seguindo o procedimento definido pela International Organization for Standardization (ISO): impressão de páginas A4 com 5% de cobertura (quantidade da página completamente coberta de tinta) até que o cartucho fique vazio.

O rendimento do cartucho quase nunca é anunciado explicitamente em materiais promocionais ou mesmo na embalagem do produto. No entanto, pode consultá-lo online no site do fabricante ou no folheto informativo que acompanha o produto.

Através do preço do cartucho e do respetivo rendimento é possível estimar o custo por página. Esta é uma métrica simples utilizada para calcular quanto custa imprimir cada página com um determinado tinteiro ou toner.

Contudo, o rendimento do cartucho deve apenas ser considerado uma estimativa, pois há muitos fatores que determinam o número real de páginas que o cartucho irá imprimir:

  • o que é impresso: a quantidade de texto na página, a utilização de cor, imagens, etc., têm um grande impacto nesta questão. Se imprimir muitas fotos, é natural que o cartucho fique vazio muito mais cedo do que se imprimir principalmente documentos;
  • modo de impressão: se imprimir com frequência no modo de rascunho, consegue imprimir muito mais páginas com o mesmo cartucho do que se imprimir no modo de alta qualidade;
  • frequência: caso imprima de forma intermitente, ou seja, várias vezes, mas apenas algumas páginas de cada vez, é possível que a impressora utilize quantidades significativas de tinta apenas para limpar as cabeças de impressão, o que pode reduzir significativamente o número de páginas impressas.

Em vez de nos concentrarmos no rendimento em páginas, submetemos todas as impressoras que testamos a um teste de consumo. Os resultados permitem conhecer, de forma precisa, o número de diferentes tipos de páginas A4 que podem ser impressas com um conjunto de cartuchos: texto monocromático, gráficos coloridos e fotografias de alta resolução.

Em seguida, com o número de páginas impressas e o preço dos cartuchos, calculamos e publicamos o custo de impressão de cada tipo de página para cada impressora testada.

Se está à procura de uma impressora que imprima com a maior qualidade pelo menor custo, consulte o comparador de impressoras.

A nossa seleção de impressoras

64 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  65,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
60 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  47,70
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  177,20
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
64 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  66,50
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  189,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
60 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  48,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Como verificar os níveis de tinta ou toner

Cada impressora é diferente, pelo que as instruções a seguir são uma orientação geral. Se tiver alguma dificuldade, recomendamos consultar o manual do utilizador da impressora.

Através do computador

Estes procedimentos funcionam apenas se o software da impressora estiver instalado no computador. Verifique se a impressora está ligada ao computador e ligue-a.

Na área de notificação do Windows, no canto inferior direito da área de trabalho, clique com o botão direito do rato no ícone da impressora. No menu da impressora, selecione a opção "propriedades" ou "preferências".

Os níveis de tinta ou toner são exibidos na janela de configurações da impressora. Caso isso não aconteça, procure o botão ou a opção "níveis de tinta", "níveis de toner" ou algo semelhante.

Outra opção é abrir o menu Iniciar e clicar em Configurações e depois em Dispositivos. Procure o seletor de impressoras e clique duas vezes na impressora na qual deseja verificar os níveis de tinta ou toner. Os níveis são apresentados na parte inferior da secção Dispositivos e impressoras, na área de estado, na qual pode clicar para obter mais informações.

Num Mac, pode usar as preferências do sistema > impressoras e scanners > opções e consumíveis para visualizar os níveis de tinta.

Através da impressora

Este procedimento funciona apenas se a impressora tiver um ecrã LCD. Comece por ligar o aparelho.

Procure o botão Menu ou Início e use as teclas de navegação apropriadas para encontrar uma secção de status, configurações ou relatórios.

Os níveis de tinta ou toner devem ser exibidos no ecrã LCD da impressora. Caso contrário, poderá ter de imprimir uma página de dados do sistema ou de estado.

Como trocar os cartuchos de tinta ou toner

Quando os cartuchos ficarem vazios, convém que já tenha novos para substituir. Certifique-se de que são compatíveis com o modelo da sua impressora, para evitar danificá-la.

Para trocar os cartuchos, inicie o assistente de substituição da impressora e siga as instruções. Cada marca/modelo terá alguns procedimentos específicos, mas, no geral, o processo de substituição é conforme descrevemos a seguir.

Substituir tinteiros

1. Ligue a impressora

Pressione o botão de ligar e desligar a impressora. Verifique no respetivo software quais são os tinteiros que precisam de ser substituídos e inicie o tutorial. O compartimento dos tinteiros deve deslizar automaticamente na área de acesso.

2. Levante a parte superior da impressora

Levante a parte superior da impressora para ter acesso ao compartimento que contém os tinteiros. Se não conseguir encontrar os tinteiros ou não sabe como levantar a parte superior da impressora, consulte o manual do utilizador.

Caso o compartimento dos tinteiros não se tenha deslocado automaticamente para a área de acesso, pode ter de pressionar algum botão no painel da impressora. Não tente mover o carro de impressão manualmente, pois pode danificar a impressora.

3. Prepare os tinteiros novos para substituição

Algumas impressoras têm um tinteiro para tinta colorida e outro para tinta preta. Outras podem ter quatro tinteiros separados para tinta ciano (azul), amarela, magenta (rosa) e preta. A cor está indicada no rótulo do tinteiro.

Não remova o tinteiro vazio até ter tudo pronto para fazer a substituição. Em algumas impressoras, remover o tinteiro por um longo período pode fazer com que a cabeça de impressão seque.

Agite o tinteiro novo e remova-o da embalagem. Agitar contribui para melhorar a aparência dos primeiros trabalhos de impressão. Remova quaisquer fitas e elementos de proteção do tinteiro. Cada marca tem a sua forma de proteger o tinteiro, mas quase todos têm um adesivo ou acessório de plástico, que deve ser removido antes da instalação. Se precisar de ajuda, verifique as instruções na embalagem ou no manual do utilizador que acompanha o tinteiro.

Não toque nos conectores de cobre, nem nos bicos de impressão. Fazer isso pode originar coágulos de tinta e dificultar as ligações elétricas. Também não deve remover quaisquer elementos que não estejam indicados nas instruções.

4. Remova os tinteiros vazios

A forma de remover o tinteiro varia de acordo com o modelo da impressora. Se precisar de ajuda, consulte o manual do utilizador ou o site do fabricante. Também pode haver instruções no interior da impressora.

5. Instale o novo tinteiro

Insira o tinteiro novo no local adequado do compartimento dos tinteiros. Em princípio, para inserir deverá ter de fazer o processo inverso à remoção. Consulte o manual do utilizador da impressora ou o site do fabricante tiver dificuldades.

6. Imprima uma página de teste

Imprima uma página de teste para saber se os tinteiros foram instalados corretamente, além de permitir que a tinta flua antes da primeira impressão “a sério”.

7. Reconfigure as cabeças de impressão

Se a página de teste revelar listas, linhas ou manchas, as cabeças de impressão podem estar desalinhadas ou a precisar de limpeza. Veja na documentação de suporte da impressora como fazer a manutenção.

Substituir cartuchos de toner

1. Abra a porta de acesso da impressora

Abra a porta da impressora para aceder aos cartuchos de toner.

2. Remova o conjunto do tambor

Remova o conjunto do tambor da impressora puxando-o para fora.

3. Remova o cartucho vazio

Remova o cartucho vazio pressionando a alavanca no conjunto do tambor.

4. Prepare o cartucho novo para substituição

Retire o cartucho da embalagem e agite-o suavemente enquanto ainda está no invólucro de plástico. Isto ajuda a distribuir uniformemente o toner pelo cartucho.

Remova o cartucho do invólucro e retire a fita de proteção. Cuidado para não tocar no tambor de imagem na parte inferior do cartucho, pois as manchas nessa zona podem reduzir a qualidade de impressão.

5. Instale o novo cartucho

Coloque o cartucho novo, certificando-se de que encaixa em segurança. Deslize a alavanca de limpeza do tambor para a frente e para trás.

6. Reinsira o conjunto do tambor

Volte a colocar o conjunto do tambor completo no devido lugar. Feche a porta de acesso da impressora. O computador deverá reconhecer automaticamente que um novo cartucho foi instalado.

7. Imprima uma página de teste

A maioria dos computadores pergunta se deseja imprimir uma página de teste, para garantir que o cartucho novo está a funcionar corretamente. Caso não pergunte, imprima na mesma. Consulte o manual do utilizador da impressora ou o site do fabricante para saber como fazer.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.