Dicas

Como partilhar a impressora em rede por cabo USB

22 maio 2012 Arquivado

22 maio 2012 Arquivado

É possível integrar a impressora na rede doméstica e partilhar com os outros equipamentos, mesmo sem ligação Wi-Fi (sem fios) ou Ethernet (por cabo), desde que esteja ligada ao computador via USB.

Se utiliza o Windows 7 e ainda não criou um Grupo Doméstico, que associa os computadores da rede para partilhar ficheiros e impressoras, siga os passos indicados.

No menu Iniciar, selecione Dispositivos e Impressoras.

Clique no ícone da impressora a partilhar com o botão direito do rato e, no menu que se abre, selecione Propriedades de impressora.

Na janela que se abre, selecione o separador Partilha. Carregue depois no botão Alterar Opções de Partilha e selecione a caixa Partilhar esta impressora.

Poderá depois alterar o nome da impressora para identificá-la mais facilmente através da rede. Por exemplo, Impressora do escritório.

De seguida, ative o serviço de partilha. No menu Iniciar, selecione Painel de Controlo, depois Centro de Rede e Partilha e Alterar definições de partilha avançadas.

Na janela que se abre, selecione a opção Ativar a partilha de ficheiros e impressoras.

Para imprimir, irá precisar de um nome de utilizador e de uma palavra-chave para aceder ao computador ao qual a impressora está ligada (por cabo). O driver da impressora também deverá estar instalado no computador a partir do qual pretende imprimir. 

Se já tem o Grupo Doméstico criado para a sua rede doméstica, as impressoras e determinados ficheiros são partilhados automaticamente entre os vários equipamentos do grupo. No computador de onde deseja imprimir, aceda ao Grupo Doméstico através do Painel de Controlo e clique em Instalar impressora, e instale o driver caso não o tenha feito antes.

O Grupo Doméstico está protegido através de uma palavra-passe. O Windows 7 Starter, utilizado com frequência nos netbooks, não permite a criação de um Grupo Doméstico, mas apenas juntar-se a outro já criado.


Imprimir Enviar por e-mail