Dicas

Como ligar uma impressora ao computador

É possível conectar a sua impressora ao computador através de ligação USB ou sem fios. Siga as nossas dicas para saber como proceder.

28 abril 2022
Impressora e computador

iStock

As ligações com fio são a forma mais simples e estável de ligar uma impressora ao computador. Mas, se tiver mais do que um computador para ligar à impressora, as opções sem fio permitem criar uma rede sem ter muitos cabos a atrapalhar.

Antes de começar, o melhor é ler o manual de utilizador e encontrar instruções específicas sobre o seu aparelho. Para garantir que os drivers são atualizados, pode ser necessário atualizar para a versão mais recente do sistema operativo.

Comparar resultados e preços de impressoras

Ligar a impressora ao computador

As três principais formas para conectar a impressora ao computador são: por cabo USB, por wi-fi ou por bluetooth.

Cabo USB

Conecte a impressora ao computador, através do cabo USB que a acompanha, e ligue a impressora. O computador deve notificá-lo de que uma nova conexão está a ser feita e, a partir daí, deve apenas seguir as instruções.

Se o sistema operativo estiver desatualizado, é possível que tenha de fazer a ligação passo a passo. Vá ao menu Iniciar > Definições > Dispositivos > Impressoras e scanners > Adicionar uma impressora ou um scanner. O Windows deverá detetar a sua impressora conectada via cabo USB. Quando o nome da impressora aparecer na lista, selecione-o e clique em Adicionar dispositivo.

Se o computador não reconhecer os drivers da impressora, pode obtê-los no site do fabricante.

Wi-fi

Em primeiro lugar, a impressora tem de incluir a funcionalidade wi-fi, presente na maioria dos modelos. Depois, ligue-a à sua rede wi-fi doméstica.

A maneira mais simples de o fazer é através do Wi-Fi Protected Setup (WPS). Esta é uma configuração rápida, desde que a impressora e o router tenham a funcionalidade. Nas impressoras com um botão com o símbolo de ligação wi-fi, pressione-o por alguns segundos até que a respetiva luz comece a piscar. 

Se a impressora não tiver esse botão, mas tiver um ecrã, aceda ao menu de configurações de rede wi-fi, selecione WPS e ative-o. De seguida, basta pressionar o botão WPS no router até que a luz comece a piscar e, após algum tempo, a impressora irá estabelecer uma ligação com o router.

Se a configuração WPS não for possível, e se a impressora tiver um ecrã LCD, aceda ao menu de configuração da rede wi-fi. Localize a rede doméstica (SSID) e digite a palavra-passe (pode encontrá-la na parte inferior ou lateral do router do seu fornecedor de serviço de internet).

De seguida, conecte a impressora ao computador. Vá ao menu Iniciar > Definições > Dispositivos > Impressoras e scanners > Adicionar uma impressora ou scanner. Aguarde até que a sua impressora apareça na lista, selecione-a e clique em Adicionar dispositivo.

Se o Windows não encontrar a impressora, selecione A impressora que pretendo não se encontra listada e siga as instruções. Também pode conectar a impressora ao computador com um cabo USB, o que força o computador a reconhecer a impressora e a instalar os drivers. Depois disso, o computador deverá ser capaz de detetá-la, mesmo que a impressora não esteja conectada pelo cabo USB. Se o computador não reconhecer os drivers da impressora, poderá obtê-los no site do fabricante.

Bluetooth

Se a impressora suportar impressão via bluetooth, torne a impressora detetável através do menu de configurações ou botão específico, se estiver disponível.

Para ligar o bluetooth de um computador com o sistema operativo Windows, clique no ícone de notificação no canto inferior direito do ecrã e verifique se o botão do bluetooth está ativo. É possível que tenha de carregar em Expandir para ver o botão mencionado.

Para encontrar a impressora, tem de ir ao menu Iniciar > Definições > Dispositivos > Impressoras e scanners > Adicionar uma impressora ou scanner. Aguarde até que a sua impressora apareça na lista, selecione-a e clique em Adicionar dispositivo.

O Windows deverá transferir e instalar os drivers da impressora, se ainda não os tiver. Caso contrário, obtenha-os no site do fabricante.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.