Respondemos às principais dúvidas sobre impressoras.
Sai mais barato imprimir com tanques de tinta?
Os modelos com tanque de tinta são em tudo idênticos aos multifunções a jato de tinta. Mas, em vez de usarem cartuchos, incluem reservatórios que se enchem com recargas vendidas em frascos de grande capacidade. E é aqui que reside a grande poupança: estes aparelhos têm custos de impressão cerca de 20 vezes inferiores aos dos equipamentos com cartucho. Contudo, estes aparelhos só compensam para quem imprime muito, já que são mais caros. Rondam, em média, os 280 euros.
Existem modelos que imprimem folhas A3?
Sim. A maioria dos aparelhos testados aceita, como tamanho máximo, o formato A4 (210x297 mm), mas existem alguns que imprimem num formato maior, com capacidade para folhas A3 (297x420 mm) ou A3+ (329x483 mm).
Qual o melhor modelo para imprimir a partir de um smartphone?
O telemóvel é o dispositivo mais usado para fotografar, e começa também a generalizar-se a impressão através deste equipamento. Se pretende imprimir fotos a partir do seu smartphone, privilegie um modelo a jato de tinta (com melhor qualidade de impressão do que os modelos a laser para fotografias) e com ligação wi-fi. São poucas as impressoras que incluem leitor de cartões ou entrada USB com tecnologia PictBridge, para imprimir ficheiros ou fotografias a partir de um cartão de memória, de uma pen-USB ou de uma máquina fotográfica.