colunas bluetooth

Como escolher colunas bluetooth

Ajudamos a encontrar as mais adequadas às suas necessidades.

É possível encontrar colunas portáteis com pesos entre 200 gramas e quase 11 quilos, a preços que oscilam desde menos de 20 euros até próximo dos 500 euros. A Escolha Acertada depende do uso que vai dar às colunas, da qualidade de som que pretende e de quanto está disposto a gastar. Ajudamos a escolher a melhor coluna bluetooth para si.

Guia de compras

Principais características

A tecnologia bluetooth permite fazer o streaming de músicas de um smartphone ou de um tablet para a coluna de som portátil, depois de emparelhar estes equipamentos. Na compra, o volume, o peso e a portabilidade são fatores a considerar. A facilidade de transporte depende também do formato da coluna. 

Escolher uma coluna muito leve e pequena não é garantia de sucesso. Há uma relação relativamente direta entre as dimensões das colunas e uma qualidade sonora elevada, impactante e com boa reprodução de graves. Ao mesmo tempo, não há nenhuma garantia de que uma coluna, por ser grande e pesada, tenha desempenho superior. O melhor é confirmar os resultados do nosso teste.

A qualidade de som, a autonomia e a portabilidade são três critérios fundamentais a ter em conta quando se compra uma coluna bluetooth. 

Qualidade de som

Uma boa coluna vai reproduzir uma ampla faixa de frequências sem atenuações ou sobreposições, apresentar baixa distorção e ser versátil para diferentes estilos como rock, música clássica, voz. Mas é maior e mais pesada, dificultando a portabilidade. A qualidade de som também tem um preço: as melhores colunas são, por norma, as mais caras.

Autonomia

A autonomia da bateria é um fator a ter em conta. Como este equipamento pode funcionar durante largas horas sem ter onde carregá-lo, poderá interessar-lhe que tenha a maior autonomia possível. No entanto, também lhe interessará que o tempo de recarga seja reduzido. Uma bateria será eficiente quanto maior for a autonomia e menor o tempo de recarga. Notámos diferenças enormes: algumas colunas duram pouco mais de quatro horas, enquanto outras ultrapassam as 35 horas. 

Portabilidade

A combinação de peso e volume determina a facilidade de transporte de uma coluna. Para um aparelho portátil relacionado com atividades ao ar livre, este aspeto é fundamental e há grandes diferenças entre os vários modelos que são vendidos no mercado: alguns tão leves que não chegam a 200 gramas, e outros muito pesados, que ultrapassam os 10 quilos.

Colunas bluetooth com wi-fi

As colunas que, além do bluetooth, apresentam ainda a possibilidade de ligação por wi-fi, embora usualmente mais dispendiosas, apresentam algumas vantagens. Nestas, o acesso ao streaming pode ser feito diretamente pela coluna. Permite poupar a bateria do telemóvel e evitar interrupções na música se receber notificações. A ligação é mais estável, mesmo quando se afasta da coluna.

Voltar ao topo

Usar as colunas

Design e controlos

O design das colunas é um aspeto subjetivo, que varia muito consoante os modelos: uns em forma de caixa, outros cilíndricos e de várias cores. Comece por ver a coluna que quer comprar e verificar se lhe agrada esteticamente. 

No geral, as colunas têm sempre:

  • botões de play/pause e volume para maior conforto do utilizador, que assim pode controlar o aparelho sem necessidade de recorrer ao smartphone;
  • função mãos-livres, que permite receber uma chamada e atendê-la utilizando a coluna em vez do smartphone. Quando terminar a chamada, a música será retomada no ponto em que ficou quando iniciou a chamada.

Facilidade de uso

Este aspeto é muito importante quando se trata de dispositivos portáteis. Para escolher uma coluna bluetooth fácil de usar, tenha em conta os seguintes aspetos:

  • emparelhamento: é a operação de ligar a coluna a um dispositivo móvel. Para tal, ambos devem ser compatíveis com a mesma tecnologia (bluetooth e NFC são as mais comuns). Na primeira vez, faça o emparelhamento manualmente, na parte das “Configurações” do seu smartphone ou tablet;
  • tempo de acesso: é o tempo que demora desde que liga a coluna até que a música seja reproduzida;
  • manual de instruções: deve ser suficientemente claro e ter as indicações em vários idiomas, entre eles português.
Voltar ao topo

Resistência e proteção

Seguramente também procura um aparelho resistente e que dure. Para proteger a sua coluna bluetooth da água, assegure-se de que tem certificação IPXX. Esta informação deve ser incluída nas especificações do produto na caixa, mas raramente é, e só aparecerá se o nível de proteção for alto e o fabricante quiser mostrá-lo como diferenciador do produto, para promovê-lo.

A maioria das colunas apresenta alegações de resistência à água, a spray de água ou a salpicos, indicando índices de proteção (IP). O primeiro dígito a seguir às letras IP diz até que ponto o produto está protegido contra objetos sólidos, como poeiras. O segundo dígito refere-se à resistência a líquidos, com níveis de proteção que variam de 0 a 8. Se um dos dois índices não foi testado, aparece um X. Descodificamos as siglas:

  • IPX7 permite submersão na água até à profundidade de um metro e até 30 minutos;
  • IP57 ou IP67 apresenta alguma resistência à entrada de pó (maior no IP67) e aguenta a imersão em água até um metro;
  • IPX4 ou IPX5 é resistente a um spray de água com determinada intensidade (maior no caso do IPX5) durante três a cinco minutos. Significa que é imune à chuva ou a salpicos, mas não pode ser mergulhada.

Há modelos que alegam resistência à água, mas não referem se a coluna pode ser mergulhada, nem mostram conformidade com nenhum IP.

Voltar ao topo

As melhores marcas

Sendo as colunas um produto áudio, proliferam marcas com tradição neste setor como Sony, JBL, Marshall, Sonos, Bang & Olufsen e Bose. Além disso, foram surgindo outras marcas de outros setores da eletrónica de consumo, como a Ultimate Ears, da gigante da informática Logitech, ou mesmo da polivalente Xiaomi. Como noutros produtos, também encontra no mercado uma infinidade de marcas desconhecidas, com preços baixos e, usualmente, de má qualidade.

Algumas das colunas, além da possibilidade de ligação sem fios (por bluetooth), dispõem de uma entrada de áudio estéreo (uma entrada para jack 3,5 mm). Trata-se de um extra que é útil para ligar aparelhos sem bluetooth, como leitores de MP3. 

A maioria dos modelos possui um indicador de bateria. Normalmente, consiste num pequeno LED que pisca cerca de uma hora antes de a bateria se esgotar.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre colunas bluetooth.

Como carregar uma coluna bluetooth?

A maioria das colunas bluetooth atuais já carregam por USB (as fichas nas colunas são, normalmente, do tipo USB-A ou C). Estes aparelhos, como muitos outros, fazem parte dos tipos de equipamentos que, a partir do final de 2024, para serem colocados no mercado comunitário, vão ter de permitir o carregamento a partir de uma ficha comum: a USB-C.

Como ligar duas colunas bluetooth ao PC?

Nem sempre é possível a ligação de duas colunas bluetooth, em simultâneo, ao PC. Normalmente, vai ser necessário usar duas colunas iguais do mesmo modelo ou, no mínimo, do mesmo fabricante. No caso do Windows 10, deve começar por ir às Definições e depois a Dispositivos. Escolha o menu correspondente aos dispositivos bluetooth e ligue este, carregando de seguida em "adicionar novos dispositivos bluetooth". O procedimento deve ser feito para as duas colunas bluetooth. Verifique se é possível reproduzir a música nas duas colunas bluetooth em simultâneo. Para tal, carregue com o botão direito do rato no ícone de áudio e selecione “Sons”. Aceda ao separador “Gravação” e ative a opção “Mistura estéreo”. Aceda às propriedades deste, no mesmo menu, assinalando a caixa “ouvir este dispositivo”. Terá de selecionar a sua segunda coluna bluetooth, através da caixa de seleção presente nesse menu e, finalmente confirmar a seleção.  

Como ligar uma coluna bluetooth ao telemóvel?

O processo é normalmente simples de efetuar. Comece por colocar a coluna em modo de sincronização por bluetooth (pairing mode). Por norma, existe um botão específico para entrar em modo de sincronização (normalmente identificado com o símbolo do bluetooth). Se não for este o caso, verifique no manual do dispositivo qual é o procedimento. Depois deste passo, basta adicionar um novo dispositivo bluetooth. No caso de um telemóvel Android basta seguir este caminho: Definições – Dispositivos ligados – Sincronizar novo dispositivo. Num iPhone, entre em Definições, ligue o bluetooth e, posteriormente, selecione o dispositivo da lista que aparece. Num PC Windows, por exemplo, basta seguir: Definições – Dispositivos – Adicionar dispositivo bluetooth. 

Há colunas inteligentes?

Existem algumas colunas inteligentes no mercado, ou seja, que integram os assistentes de voz Google Assistant, Amazon Alexa ou Siri. Trata-se de colunas com ligação wi-fi, que podem ser controladas igualmente por voz. Em alguns casos, este tipo de coluna é equipado com um ecrã LCD, que lhe permite ainda outras funcionalidades, como a reprodução de imagens da sua conta do Google Fotos ou de vídeos, por exemplo, do YouTube. Neste tipo de colunas pode solicitar a reprodução de uma determinada playlist ou artista no Spotify ou, ainda, enviar comandos de voz para controlo de dispositivos IoT ligados à sua conta Google (por exemplo, ligar luzes ou iniciar um aspirador robot). 

Voltar ao topo