Alertas

Como proteger o computador de ataques informáticos

29 junho 2017
Como proteger o computador do vírus WannaCry

29 junho 2017
Não abra e-mails, anexos ou links de endereços eletrónicos desconhecidos. Mesmo que conheça o remetente, examine o conteúdo antes de descarregá-lo.

Um novo ataque informático, semelhante ao de maio deste ano, está a afetar vários países. O malware é uma espécie de versão do vírus Wannacry (que afeta o sistema Windows e encripta os ficheiros do computador, impedindo a sua utilização). O novo vírus também recorre a vulnerabilidades do Windows, mas parece provocar mais danos no conteúdo dos discos rígidos. Para desbloquear o problema, os hackers exigem ao utilizador o pagamento de determinado montante em bitcoins, uma moeda digital que facilita o anonimato de quem paga e recebe.   

O computador pode ser infetado através de e-mails com anexos ou links que acionam o software malicioso.

Proteção em 4 passos

  • Mantenha atualizado o antivírus do computador. Não há defesas 100% eficazes para softwares malignos, mas correr regularmente o antivírus e o anti-spyware e ter uma firewall ativada impedem algumas ameaças. Há soluções razoáveis a custo zero.
  • O sistema operativo da Microsoft também deve estar sempre atualizado, particularmente com todas as atualizações de segurança.
  • Não abra e-mails, anexos ou links enviados por desconhecidos. 
  • Mesmo que reconheça o endereço eletrónico, analise o conteúdo antes de abri-lo. Estava à espera daquele e-mail? O conteúdo está relacionado com assuntos sobre os quais fala com aquela pessoa? Se possível, contacte o remetente de outra forma para confirmar se lhe enviou de facto a mensagem.
  • Esteja atento a comportamentos estranhos do computador, por exemplo, começar a bloquear. Se acha que o aparelho foi infetado, desligue-o imediatamente da rede e faça uma análise completa com o antivírus atualizado. Se o problema persistir, peça ajuda a um especialista. 
  • Faça backups regulares dos ficheiros para um disco externo. Desta forma, terá sempre uma cópia de segurança dos seus documentos.

Imprimir Enviar por e-mail