Notícias

Antivírus Kaspersky sob suspeita é Escolha Acertada

Apesar da notícia de ataque informático aos Estados Unidos, continuamos a recomendar o antivírus Kaspersky.

27 outubro 2017 Arquivado
antivirus kasperski

Thinkstock

Recentemente surgiram notícias de um ataque massivo de hackers russos na busca de documentos secretos dos Estados Unidos. De acordo com a imprensa norte-americana, a porta de entrada para os piratas informáticos terá sido o antivírus Kaspersky, produzido por uma empresa russa, e que é uma das nossas Escolhas Acertadas.

Continuamos a recomendar o Kaspersky

A informação de pirataria surgiu da imprensa norte-americana. Neste momento, não temos qualquer evidência que nos permita confirmar a notícia e não temos nenhuma informação concreta que nos impeça de recomendar o Kaspersky. As entidades governamentais receberam instruções para desinstalar o software da empresa russa, mas, por exemplo, a autoridade que regula a cibersegurança na Alemanha referiu que não está planeado nenhum alerta contra o uso de produtos Kaspersky.

O antivírus Kaspersky é tão seguro como outros

Com soluções antivírus que também oferecem proteção a partir da nuvem (ou seja, através da internet, conhecido como cloud computing) existe a possibilidade de se fazer um mau uso da tecnologia para roubar dados ou distribuir código de programação malicioso, sejam produtos Kaspersky ou outros. Os antivírus têm um nível elevado de direitos num sistema operativo e, se quiserem, podem agir de forma danosa. No passado, também houve situações de vulnerabilidade com a Symantec e a Microsoft que poderiam ter sido usadas para ataques informáticos.

Regras básicas de segurança na internet

Na Internet não há uma fórmula mágica para se proteger de ataques informáticos, nem há software cem por cento seguro. Mas há ações que o podem ajudar a estar mais protegido:

  • um software bom e atualizado contra malware;
  • um sistema operativo sempre com as últimas atualizações de segurança;
  • uma cópia de segurança (backup) dos seus dados;
  • cuidado ao usar o computador: não abra anexos de desconhecidos e evite cair em esquemas de phishing, por exemplo.

Imprimir Enviar por e-mail