Notícias

Anti-phishing pouco eficaz em alguns browsers

Testámos os principais browsers para o Windows 10 e MacOS na deteção e bloqueio de phishing. Alguns protegem pouco.

  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
17 maio 2021
  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
cadeados em rede num mapa mundo

iStock

O phishing é um método usado pelos piratas informáticos para aceder a dados pessoais e confidenciais através da internet, como o nome de utilizador de contas (username), palavra-passe (password), número do cartão de crédito e outros elementos pessoais. No nosso teste, verificámos a eficácia da função anti-phishing nos principais browsers.

Como testámos o anti-phishing do browser

Em 2020 e início de 2021 fizemos vários testes em que acedemos com os browsers, de forma simultânea, a 800 novos endereços de phishing. Não alterámos as configurações padrão e não usámos qualquer outra ferramenta anti-phishing. Testámos sempre as versões mais atuais no momento dos sistemas operativos e dos browsers.

Para o sistema operativo Windows 10, testámos os browsers Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Opera. Para MacOS, o teste foi realizado com o browsers Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Safari.

Para o Windows 10, verificámos que o Microsoft Edge e o Mozilla Firefox são eficazes ao bloquear 80% e 81% dos sites de phishing, respetivamente. Os restantes browsers apresentam uma taxa de bloqueio entre os 56 e 64 por cento.

No caso do MacOS, há dois produtos que dão maior proteção: o Safari da Apple, com 76% de eficácia, e o Mozilla Firefox que, neste sistema operativo, tem uma melhor performance, com 83% de bloqueios. Os restantes dois browsers têm uma taxa de bloqueio entre os 63 e 64 por cento.

Páginas de phishing bloqueadas - Windows 10
Browser Percentagem
GOOGLE CHROME 56%
MICROSOFT EDGE 80%
MOZILLA FIREFOX 81%
OPERA SOFTWARE 64%
O Mozilla Firefox e o Microsoft Edge foram os browsers do Windows 10 mais eficazes a bloquear sites de phishing.  

 

Páginas de phishing bloqueadas - MacOS
Browser Percentagem
GOOGLE CHROME 63%
MOZILLA FIREFOX 83%
OPERA SOFTWARE
64%
APPLE SAFARI 76%

O Safari, da Apple, e o Mozilla Firefox são os mais eficazes a bloquear sites de phishing no MacOS.

É aconselhável, sobretudo para quem utiliza browsers menos eficazes, ter instalado um software de segurança antivírus que disponha de uma boa funcionalidade anti-phishing e que permita bloquear grande parte dos endereços maliciosos não detetados pelo programa de navegação.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós