Notícias

Anti-phishing eficaz na maioria dos browsers

Testámos os principais browsers para o Windows 10 e MacOS na função anti-phishing. O Chrome, o Firefox e o Safari são os mais eficazes.

16 janeiro 2018
seguranca internet

Thinkstock

O phishing é um método usado pelos piratas informáticos para aceder a dados pessoais e confidenciais através da internet, como o nome de utilizador de contas (username), palavra-passe (password), número do cartão de crédito e outros elementos pessoais. No nosso teste, verificámos a eficácia da função anti-phishing nos principais browsers. A maior parte é eficaz.

Como testámos

Para o teste, simulámos que o utilizador navegava na internet apenas com a proteção anti-phishing fornecida pelo browser escolhido. Todos os browsers testados tinham as definições padrão do fornecedor e acederam, em simultâneo, aos mesmos sites.

As ligações maliciosas utilizadas foram endereços de phishing recebidos por e-mail durante o início de dezembro de 2017 e imediatamente testados. No total, utilizámos 200 endereços de phishing diferentes.

Para computadores Windows testámos as últimas versões dos browsers Microsoft Edge, Internet Explorer, Mozilla Firefox Quantum e Google Chrome, todos no sistema operativo Windows 10 (RS3 64-bit). Nos computadores Apple, o teste foi realizado com o browser Safari 11.0.1 no MacOS High Sierra.

Função anti-phishing menos eficaz nos browsers da Microsoft

Verificámos que o Google Chrome e o Mozilla Firefox no Windows e o Apple Safari no MacOS são bastante eficazes a bloquearem sites de phishing.

No nosso teste, todos estes browsers bloquearam 92% dos 200 sites de phishing testados. Estes valores estão ao nível de produtos de segurança com boa função anti-phishing como a última versão do Bitdefender Internet Security para o Windows, que bloqueou 93% dos sites.

Só os browsers Microsoft Edge e Internet Explorer revelaram menor desempenho, com 83% de bloqueios.

E-mails de phishing bloqueados
Browser Nº de bloqueios Percentagem
WIN10 - CHROME 183 92%
WIN10 - EDGE 166 83%
WIN10 - FIREFOX 183 92%
WIN10 - IE 166 83%
MACOS - SAFARI 183 92%

Cada browser foi testado em 200 endereços de phishing e a maior parte foi eficaz a bloqueá-los.