Falar sobre Sustentabilidade é falar sobre o futuro. Na DECO PROTESTE, para além de ajudarmos os consumidores nas suas escolhas, construímos o nosso próprio caminho para que este seja mais sustentável. Saiba o que estamos a fazer.
Na DECO PPROTESTE, sabemos que cada gesto conta. No que diz respeito à Sustentabilidade, a nossa intenção é sempre agir, mudar comportamentos, promover um pensamento mais ecológico e contribuir para um futuro melhor.
No início de 2020, um dos passos que demos para nos tornarmos mais sustentáveis foi aderir ao tarifário Eletricidade Verde da EDP.
Após analisarmos o nosso consumo energético percebemos que poderíamos fazer algo para reduzir a nossa pegada ecológica e garantir que utilizamos os recursos corretos para a nossa atividade. Esta alteração permite que a energia utilizada nas nossas instalações não tenha emissões de carbono e seja 100% renovável, uma vez que é totalmente produzida a partir de fontes renováveis.
Assim, somos orgulhosamente detentores do Certificado Energia Verde, reforçando a nossa posição de consciência e sustentabilidade.
Uma das nossas mais recentes apostas na Sustentabilidade foi a alteração dos elevadores para um modelo igualmente seguro mas muito mais ecológico e amigo do ambiente.
O modelo escolhido (GEN2 da OTIS) garante máxima classificação em eficiência energética segundo a VDI4707 e ISO25745 para as cinco categorias de intensidade de uso: AAAAA.
Tem integrado um sistema de regeneração que aproveita e redireciona parte da energia utilizada pelo elevador para o edifício, permitindo uma redução significativa do consumo de energia. A iluminação LED pode durar até 10 vezes mais do que os sistemas de iluminação convencionais.
Para além destas características, este tipo de iluminação possui um mecanismo que permite que as luzes estejam desligadas quando os elevadores não estão a ser utilizados. Luzes estas que são facilmente ligadas quando carregamos no botão de chamada.
Ao reduzirmos o nosso consumo energético estamos a contribuir para a preservação dos recursos naturais e com isso, continuamos comprometidos em fazer mais e melhor na procura por alternativas mais sustentáveis.
Ao longo dos últimos tempos, todos nós temos vindo a testemunhar os efeitos negativos decorrentes de anos de utilização exagerada de materiais descartáveis e da indevida reciclagem dos mesmos.
A devastação ambiental começa a ser cada vez mais visível. A necessidade de mudarmos comportamentos e perceber que não somos apenas espectadores mas sim responsáveis pela mudança, faz parte do processo que estamos a desenvolver.
Nessa altura, começámos por substituir os copos de plástico das máquinas de vending (bebidas quentes) e das salas de reuniões por copos de papel cartonado. As palhetas de plástico foram substituídas por palhetas de madeira em todas as copas que temos no edifício e retirados todos os talheres descartáveis que se encontravam à disposição dos nossos colaboradores foram retirados.
Aproveitámos este momento para reforçar o nosso posicionamento em relação ao tema bem como a nossa marca, ao colocarmos em todas as salas de reuniões garrafas de vidro com o logo da DECO PROTESTE.
Acreditamos que estas pequenas alterações promoveram comportamentos mais sustentáveis bem como o reforço da nossa posição face às questões ambientais enquanto organização.
Na DECO PROTESTE acreditamos que para um futuro melhor todos os gestos contam. Deste modo, procedemos à instalação de equipamentos que nos permitem evitar o consumo desnecessário de água e nos ajudam a consumir de forma mais consciente e responsável.
Em toda a organização, as torneiras antigas e tradicionais foram substituídas por equipamentos mais modernos com características que previnem o desperdício: tecnologia temporizada e o limitador de caudal (2 litros/minuto e fecho automático em 15 segundos).
É importante salientar que, a par destas alterações no espaço físico, utilizamos frequentemente os meios de comunicação interna para reforçar esta consciencialização ambiental junto dos nossos colaboradores e promover a adoção de todas as medidas recomendadas.