Lixo vai deixar de ser água

A tarifa de resíduos deixará de estar indexada ao consumo da água nos próximos 5 anos. Boas notícias para quem recicla!

O uso sustentável da águaa

reivindicaram uma tarifa de resíduos justa

Este é o primeiro passo para uma tarifa de resíduos que beneficia economicamente o consumidor que recicla e promove boas práticas ambientais. Estaremos atentos à sua efetiva aplicação nos próximos anos.

Vitória para todos os consumidores, justiça para quem recicla.

Com a sua ajuda, a separação do cálculo da tarifa de resíduos em função do consumo da água, que a DECO PROTESTE reivindica desde 2017 com a iniciativa “Lixo não é água”, será obrigatoriamente implementada nos próximos 5 anos!

Congratulamos o Governo pela inclusão, no recente Decreto-Lei, da obrigatoriedade de desindexação das tarifas de resíduos sólidos do consumo da água. A tarifa de resíduos deve ser aplicada em função da quantidade de resíduos recolhidos. O Decreto-Lei estabelece um horizonte temporal de 5 anos para a sua implementação.

VEJA SE O SEU MUNICÍPIO JÁ TEM UM SISTEMA DE RESÍDUOS JUSTO

Água, saneamento e resíduos QUANTO CUSTA A FATURA DA ÁGUA NO SEU MUNICÍPIO?

Escolha o seu concelho de residência e veja quanto paga pelo abastecimento de água, pelo tratamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos. Verifique também se o seu município já está a aplicar um sistema mais justo de cálculo de resíduos.

Refresh

Resultado

Escolha um município e veja aqui como são calculadas as tarifas cobradas na fatura da água.

O que é o PAYT?

O PAYT é um sistema mais justo porque se baseia no conceito pay-as-you-throw (PAYT) que traduz a aplicação do princípio do poluidor-pagador. Ou seja, quanto mais reciclar e menos lixo indiferenciado produzir, menor será a tarifa de resíduos a pagar.

o que é e como funciona o payt?

Quanto mais reciclar e menos lixo indiferenciado produzir, menor será a tarifa de resíduos a pagar. Perceba como funciona este sistema de gestão de resíduos mais justo e equitativo.



Quer saber mais sobre o sistema PAYT?
Criámos um folheto que explica os benefícios e apresenta exemplos.
Partilhe com os seus amigos!

Imagem Mulher beber água

Comece já a poupar água!

É simples reduzir o desperdício

Conheça as nossas medidas para deixar de desperdiçar água e explore toda a informação que temos sobre a água e a sustentabilidade.