Ecolabel ajuda a escolher cosméticos sustentáveis, seguros e eficazes

A indústria cosmética movimenta biliões de euros e está permanentemente a reinventar-se. Todas as semanas são lançados novos produtos, alguns deles para responder a necessidades questionáveis e anteriormente inexistentes. Ao mesmo tempo, e em contraciclo, mais e mais consumidores procuram produtos cosméticos mais sustentáveis.

Criada há 28 anos, e reconhecida na Europa e no mundo, a Ecolabel identifica produtos e serviços com impacto ambiental reduzido e com qualidade e performance assegurados. O segredo está num conjunto de critérios exigentes que consideram todo o ciclo de vida do produto (da produção à reciclagem) e desenvolvido por cientistas e especialistas independentes.

Neste momento, há mais de 40.000 produtos com esta certificação, e a tendência é que este número cresça nos próximos anos.

Se está preocupado com o ambiente e precisa de uma ajudinha para distinguir o trigo do joio, a Ecolabel ajuda a encontrar as melhores opções, face à oferta disponível, e a evitar o greenwashing, ou seja, as alegações vazias ou enganadoras relativamente ao impacto ambiental de um produto.

Não precisa de ser especialista em química, ou farmácia, nem dominar qualquer tipo de conceito técnico ou jargão. Basta procurar os produtos certificados em cada categoria para encontrar as opções mais verdes e seguras.

Os critérios da Ecolabel para produtos cosméticos laváveis (ou seja, que não permanecem na pele), como champôs ou sabonetes, por exemplo, restringem o uso de fragrâncias perigosas para aumentar a sua segurança e reduzir a sua pegada ambiental. Porque evitar produtos com substâncias tóxicas, fragrâncias e microplásticos ajuda a manter o equilíbrio dos oceanos, e a conservar a diversidade da fauna marinha.

A certificação Ecolabel garante um produto de qualidade, com impacto ambiental reduzido: os seus interesses como consumidor ficam salvaguardados, e o planeta agradece.

Como funciona a Ecolabel?

O processo de certificação é voluntário e, neste momento, é possível certificar tanto produtos como serviços, que devem corresponder a rigorosos critérios pré-estabelecidos. A Ecolabel certifica, entre outros, produtos cosméticos e de higiene pessoal, como sabonete líquido, gel de banho ou champô.

Os critérios usados na sua avaliação são desenvolvidos por equipas multidisciplinares que integram cientistas, organizações não-governamentais (como associações de defesa dos consumidores), entre outros stakeholders. A certificação tem de ser renovada a cada 4 anos.

Ao eleger estes produtos pode contribuir para semear importantes mudanças no mercado. À medida que mais pessoas escolhem verde, a pressão para produtores e vendedores destes produtos se adaptarem a novas exigências aumenta.

Se ficou curioso ou se só precisava de um empurrão para fazer mudanças, consulte todos os produtos ecológicos distinguidos com a Ecolabel e escolha verde.

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