Perguntas Frequentes

O que é o sobre-embalamento ou excesso de embalagem dos produtos?

Produtos como a fruta, os legumes, as pastas de dentes e até as pen USB (flash drives) ou auscultadores apresentam, muitas vezes, segundas embalagens ou embalagens excessivamente grandes para o produto que contêm. Na maioria dos casos, esse acréscimo de embalagem é inútil e não serve para aumentar a segurança ou a resistência do produto.

Por que lutamos contra o sobre-embalamento?

Muitas vezes inúteis, as segundas embalagens não servem para proteger ou preservar os produtos e exigem recursos naturais e transporte para o seu fabrico e distribuição. Podemos reduzir os impactos ambientais associados aos produtos que compramos se conseguirmos alterar a forma como estes são colocados no mercado. As embalagens excessivamente grandes que apenas servem para questões de marketing estão também na origem de maior impacto ambiental.

Qual o papel do consumidor nesta ação?

Na ação #exijoforadacaixa, contamos consigo para partilhar connosco casos que encontre nas compras do dia-a-dia. Pode fotografar produtos com excesso de embalagem e carregar a imagem para o site da nossa campanha. Iremos avaliar se o produto é mesmo sobre-embalado. Estes exemplos facilitarão o trabalho de construir novas soluções com as marcas.

Como vamos desenvolver a ação #exijoforadacaixa?

A ação vai desenvolver-se mediante o registo dos consumidores, que a poderão acompanhar no nosso Portal Mais Sustentabilidade.

Qual o objetivo da ação?

Pretendemos, com a ajuda constante dos consumidores, construir novas soluções com as marcas para que alterem o seu comportamento. Esta ação visa ainda promover alterações legislativas no sentido de proibir a embalagem desnecessária dos produtos.

Que consequências pode ter esta ação?

Além da preservação de recursos naturais e uma diminuição de impactos ambientais, a ação pode traduzir-se na redução dos custos de alguns produtos para o consumidor, uma vez que exigem menos recursos e componentes no seu fabrico e distribuição.

Quem pode participar na ação #exijoforadacaixa

Qualquer consumidor pode participar nesta ação contra o excesso de embalagem dos produtos, basta registar-se gratuitamente e tornar-se Simpatizante da DECO PROTESTE. Ao integrar a nossa comunidade de Simpatizantes, está a apoiar a maior organização de consumidores de Portugal.

Beneficiará ainda de vantagens exclusivas:

  • newsletter com informações sobre campanhas e compras coletivas;
  • acesso a notícias, análises e testes independentes;
  • possibilidade de usar a plataforma Reclamar, em caso de conflito com uma empresa;
  • participação nas nossas causas de interesse público.

Registe-se e exija mudança.