A água é um dos bens mais preciosos do nosso Planeta. Urge, por isso, adotar novos hábitos para a usar de modo responsável e consciente. Veja as medidas que lhe propomos para reduzir o consumo de água em casa, poupando o planeta...e a sua carteira.
Feche a torneira enquanto lava os dentes ou se ensaboa. Tome duches rápidos em vez de banhos: um duche de 10 minutos pode implicar um gasto brutal de 12 600 litros por mês, considerando uma família de 4 pessoas. Repare torneiras e autoclismos que pingam: dez pingos por minuto equivalem a seis litros por dia e a cerca de dois mil litros por ano. Torneiras eficientes Instalar redutores de caudal nas torneiras ajuda a poupar água. Confirme, primeiro, a pressão da água em sua casa com a entidade gestora (o contacto está na fatura). A pressão da água na torneira deve ser no mínimo de 3 bar, ou 30 metros de coluna de água (m.c.a). Depois de descobrir a pressão da água à entrada de casa, desconte 7 m.c.a. Em moradias com pisos, subtraia ainda 3 m.c.a. por piso.
Em seguida, tem ainda de medir o caudal. Divida por 60 o tempo que demora a encher um recipiente de um litro para obter o débito das torneiras e dos chuveiros (em litros por minuto). Os valores de referência para as torneiras de lavatório são 3 a 4 litros por minuto e para as de cozinha, 5 a 6 litros por minuto (l/min). Por fim, escolha os redutores depois de consultar na etiqueta os dados que relacionam a pressão de água (indicada em bar) com o caudal de água (indicado em l/min).
Os autoclismos com dupla descarga são os mais poupados. Caso não tenha um, tem duas hipóteses: diminuir o nível de enchimento, regulando o parafuso de plástico que comanda a boia (poupará 1 a 2 litros por descarga completa). A segunda é comprar mecanismos de dupla descarga que se adaptam ao autoclismo. Se vai remodelar, opte por um autoclismo com dupla descarga de origem.
Use as máquinas de lavar só com carga completa, sem pré-lavagem. Prefira os programas eco: são mais longos, mas poupam cerca de 25% em eletricidade e cerca de 20% em água. Limpe os filtros com regularidade para manter a eficiência.
Regue as plantas nas horas de menor calor. Uma rega intensa, mas espaçada no tempo, é preferível à rega frequente, mas ligeira. No verão, não corte a relva muito rente para que o solo permaneça húmido mais tempo. Nas piscinas, recorra a circuitos de recirculação da água. Lave o automóvel uma vez por mês, usando um balde para ensaboar e a mangueira para enxaguar. Em alternativa, opte pela lavagem automática com sistemas de reutilização de água.