Dia Nacional da Sustentabilidade: perguntas frequentes

O que significa sustentabilidade?

É um modelo de desenvolvimento que responde às necessidades do presente, sem pôr em causa as das gerações futuras. Segundo o primeiro princípio na Declaração do Ambiente da ONU, de 1972, o Homem tem direito a "um ambiente cuja qualidade lhe permita viver com dignidade e bem-estar, cabendo-lhe o dever solene de proteger e melhorar o ambiente para as gerações atuais e vindouras”. Para a DECO PROTESTE, sustentabilidade engloba todo o tipo de preocupações sociais, ambientais e económicas ao longo de toda a cadeia de valor - desde a origem das matérias-primas, design de produto e modelos de negócios, até à produção, transporte, compra, utilização e fim de vida de um produto.

Quando foi feito o pedido de criação do Dia Nacional da Sustentabilidade?

O pedido foi feito à Assembleia da República a 5 de março de 2020 e a aprovação foi feita no início de 2021.

Qual a relação entre a Sustentabilidade e a covid-19?

Os desafios que a sustentabilidade coloca e as soluções encontradas para mitigar a pandemia de covid-19 demonstram que durante os momentos difíceis encontramos soluções que não tínhamos considerado antes. Relembram-nos ainda a necessidade de reunir esforços e mobilizar a sociedade na resolução de problemas que só podem ser resolvidos com o contributo de todos. A DECO PROTESTE assume a responsabilidade de garantir que os consumidores têm o máximo de informação para selecionar os produtos e serviços mais sustentáveis, promovendo as melhores praticas ao nível do consumo sustentável. Pretendemos também ser uma força motriz para as marcas melhorarem os seus produtos e serviços e tornarem-se mais sustentáveis, garantindo que os mesmos estão acessíveis a todos os consumidores. Estamos prontos para guiar e a aconselhar - como fazemos em várias áreas há décadas. Assumimos o compromisso de colocar ao seu dispor toda a nossa experiência e investigação sobre água, alimentação, ar, energia, mobilidade, gestão de resíduos, leis e finanças, saúde, entre outros temas relacionados com a sustentabilidade. O produto dessa investigação – dicas, dossiês e notícias sobre consumo sustentável – vai ser disponibilizado a todos os consumidores que se juntem a este movimento, porque a sustentabilidade do planeta começa em cada um de nós.

O que é o consumo sustentável?

O consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos ou serviços em que existem preocupações ambientais, sociais e económicas ao longo do seu ciclo de vida - desde a origem das matérias-primas, design, conceção e modelo de negócio até à produção, transporte, compra, utilização e fim de vida. Não há produtos ou serviços sem qualquer impacto, pelo que é fundamental a adoção de comportamentos responsáveis ao nível do consumo.