Notícias

Seguro de saúde para quem tem doenças preexistentes

Início

Quase todas as seguradoras rejeitam clientes com doenças já diagnosticadas. Agora, todos os consumidores podem contratar o seguro do nosso protocolo com uma seguradora que aceita.

18 outubro 2018
seguro de saude

iStock

Algumas doenças podem estar adormecidas, mas a maior parte das seguradoras recusa fazer um seguro de saúde porque a apólice só cobre o risco de doença futura. Dependendo da doença em causa, a seguradora até pode aceitar o cliente, mas exclui, desde logo, os tratamentos relacionados com a doença já conhecida.

Quando apareceu, no mercado português, uma seguradora que aceita clientes com doenças preexistentes, mobilizámo-nos para um protocolo com os nossos associados. Três mil já aderiram ao protocolo que negociámos com a MGEN e que agora abrimos a todos os consumidores.

Ver condições do protocolo

A Escolha Acertada dos seguros de saúde

Durante mais de 20 anos, ao contrário de outros produtos, optámos por nunca atribuir o título de Escolha Acertada a um seguro de saúde. A razão era simples: no final de cada anuidade, a seguradora podia recusar-se a renovar a apólice do cliente. Se o cliente já estivesse doente, com tratamentos a decorrer ou com idade e historial clínico indesejáveis para outra seguradora, seria difícil contratar outro seguro.

Para a defesa do consumidor, encerrámos, a 1 de outubro, uma petição para exigir ao Parlamento Europeu três proibições nas cláusulas dos seguros de saúde: a exclusão de doenças preexistentes, as limitações de idade para adesão e para a permanência na apólice, e a possibilidade de a seguradora recusar a sua renovação.

Por não partilharmos de uma visão descartável do cliente e verificarmos que a MGEN também não partilha desta política, torna-se a única seguradora elegível para o título de Escolha Acertada.

No caso do nosso protocolo, o beneficiário conhece, no momento da subscrição, o prémio a pagar ao longo da vida. Não há exclusões para doenças já diagnosticadas, limite de idade para entrar ou prazo para sair, o que faz este seguro responder às nossas exigências de mais de duas décadas.

Para os nossos subscritores, a MGEN disponibiliza quatro versões do produto, com diferentes capitais para hospitalização, ambulatório (consultas e exames), estomatologia, próteses e ortóteses. Algumas opções incluem medicamentos.

Pode utilizar o nosso simulador para verificar qual o cenário que se adequa a si.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.