Notícias

Seguro de saúde com estomatologia pode valer a pena

Para quem já sabe que vai passar muitas horas sentado na cadeira do dentista pode ser boa ideia incluir a cobertura de estomatologia no seguro de saúde.

15 setembro 2017
seguro de saúde

Thinkstock

Se os aparelhos dentários, as coroas, os implantes ou as desvitalizações vão fazer parte da vida da sua família nos próximos meses, deve ponderar incluir a cobertura de estomatologia no seguro de saúde. Em regra, esta inclusão faz disparar o preço do seguro, até porque obriga, em alguns casos, a subscrever produtos com capitais mais elevados para hospitalização e ambulatório (consultas e exames). No entanto, pode valer a pena, tendo em conta os benefícios a que terá acesso na hora de pagar a conta do dentista.

Descubra o melhor seguro de saúde para si

Entre 250 a 1000 euros é o capital disponibilizado pela generalidade das seguradoras para um ano de estomatologia. Se recorrer a clínicas dentárias convencionadas com a seguradora, pode conseguir comparticipações acima dos 70%, que a seguradora financia logo à cabeça. Nesse caso, o beneficiário só paga o remanescente.

Fora da rede convencionada, terá de optar pela modalidade de reembolso, onde as comparticipações variam entre 35 e 80%, consoante o plano contratado. Não esqueça de que, nestes casos, o tratamento é pago integralmente pelo utilizador, que só depois envia a fatura para a seguradora e obtém o reembolso da percentagem prevista.

Atenção às exclusões

A partir do momento em que contrata um seguro de saúde com estomatologia, convém agendar uma primeira consulta no dentista, onde será registado o estado atual da boca e definido o calendário de tratamentos a seguir. No entanto, nem todos os atos médicos praticados pelos dentistas estão cobertos por todas as apólices de seguros. Algumas delas, por exemplo, excluem aparelhos dentários. Confira, antes de dar início ao tratamento, aquilo que o seu seguro efetivamente cobre. 

Se, entretanto, esgotar o plafond disponível para estomatologia, o consumidor deixa de beneficiar de qualquer comparticipação da seguradora, passando a suportar integralmente todas as despesas até à data de renovação da apólice, embora com eventuais descontos ao abrigo da parceria entre a seguradora e a clínica. Poderá ainda continuar a usar o seguro nas restantes coberturas, com o respetivo capital.

Encontre o melhor seguro de saúde para a família

A idade e o estado de saúde atual de cada membro do agregado familiar ditarão o prémio a pagar por uma anuidade do seguro de saúde. No entanto, é possível negociar com a seguradora o pagamento semestral, trimestral ou mensal. Pode ainda obter descontos se incluir mais de duas pessoas da mesma família na mesma apólice.

Descubra no nosso simulador qual o seguro de saúde mais vantajoso para o seu caso particular ou para a sua família.