Notícias

Lisboa 65+: como funciona o plano de saúde gratuito para idosos?

O plano de saúde gratuito que visa acudir os cidadãos idosos que residam em Lisboa já se encontra disponível. Saiba como aderir e quais os serviços disponíveis.

19 janeiro 2023
Consulta ao domicílio

iStock

A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza um plano de saúde gratuito para os munícipes com idade igual ou superior a 65 anos. Os utentes com acesso ao Plano Lisboa 65+ podem beneficiar de teleconsultas de medicina geral e familiar, assistência médica ao domicílio e transporte em ambulância, caso seja necessário.

Quem pode aderir ao plano de saúde?

O Plano Lisboa 65+ é destinado aos cidadãos idosos com 65 anos ou mais, que estejam recenseados em Lisboa.

Como aderir ao plano de saúde?

Os utentes podem fazer a inscrição numa farmácia aderente ou online. A adesão é gratuita. Sem inscrição, a adesão ao plano não é possível.

Inscrição na farmácia aderente

Se optar pela inscrição nas farmácias aderentes que sejam associadas da Associação Nacional das Farmácias e da Associação de Farmácias de Portugal, o utente deve apresentar cartão de cidadão ou bilhete de identidade e, caso beneficie de complemento solidário para idosos (CSI), prova documental que o comprove.

Após validar a idade e o recenseamento em Lisboa do utente, os dados requisitados pela farmácia são:

  • o nome;
  • a data de nascimento:
  • a morada;
  • o número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade;
  • o número de identificação fiscal;
  • o número de utente do serviço nacional de saúde;
  • o número da segurança social;
  • o número de telefone ou de telemóvel;
  • o e-mail (opcional).

Caso seja necessário, o representante do idoso deve fornecer dados como o nome, o número de telefone, o e-mail (opcional), o tipo de documento e o documento de identificação. Por fim, o utente deve confirmar os dados fornecidos e assinar o comprovativo de inscrição.

Inscrição online

Se optar pela inscrição online, o utente deve fazer a autenticação por cartão de cidadão (com PIN de morada e PIN de autenticação) através da plataforma.

Tenho complemento solidário para idosos. Quais as vantagens?

A iniciativa municipal decidiu reforçar o programa dos utentes que beneficiem do complemento solidário para idosos (CSI) ao disponibilizar serviços complementares como: 

  • médico assistente
  • consultas de oftalmologia e optometria (bem como o fornecimento de óculos graduados); 
  • materiais para incontinência urinária;
  • consultas de higiene horal e medicina dentária (bem como o fornecimento de próteses);
  • outras ajudas técnicas.

Os serviços são todos gratuitos?

Sim. Além de a adesão ao plano de saúde ser gratuita, as consultas e as chamadas telefónicas também não apresentam custos. O utente pode utilizar os serviços sempre que precisar.

O Plano Lisboa 65+ destaca-se perante os demais, pois os planos de saúde que são gratuitos cobram pelas consultas (mesmo que a um preço reduzido) e os que são pagos com consultas ao domicílio gratuitas são caros.

O plano de saúde funciona como serviço de emergência?

Não. Se precisar de atendimento urgente, o utente deve contactar o 112. Mas, ao prestar o serviço, o médico do plano de saúde pode considerar necessário que o utente seja transportado por ambulância.

Posso escolher entre teleconsulta ou consulta ao domicílio?

Não. Apenas o médico pode avaliar qual a opção mais indicada. Se o médico determinar que a consulta deve ser feita presencialmente, a mesma será feita ao domicílio.

O local da consulta será a residência registada ou, eventualmente, a residência em que o munícipe se encontre dentro do concelho de Lisboa.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.