Respondemos às principais dúvidas sobre seguros de saúde.
Qual é o melhor seguro de saúde: Médis ou Multicare?
Na altura de contratar um seguro de saúde, muitos consumidores ponderam entre Multicare e Médis, as principais marcas do mercado. Dependendo do perfil, a melhor opção de seguro pode ser de outra seguradora. Para saber qual o melhor seguro de saúde para o seu caso, veja o nosso artigo sobre os seguros de saúde destas companhias.
O que é o período de carência no seguro de saúde?
O segurado só pode ativar as coberturas do seguro depois de decorrido o período de carência. Na prática, trata-se de um adiamento do início do seguro, aplicado apenas em caso de doença e nunca em caso de acidente. O período de carência mais usual é de 90 dias para todas as coberturas, exceto na de parto, que varia entre 365 e 540 dias. A maioria das seguradoras define períodos de carência mais alargados para determinado tipo de despesas. Por exemplo, 1 ano para tratar varizes.
O que são copagamentos ou franquias?
Se recorrer à rede de prestadores da seguradora paga uma quantia fixa (copagamento). Por exemplo, por cada consulta de especialidade o segurado paga ao prestador um valor fixo de 12 euros, independentemente do custo. Em algumas coberturas, o segurado paga uma franquia. Estas podem ser definidas por ato médico (por exemplo, primeiros 200 euros em caso de hospitalização) ou anuais (primeiros 50 euros em despesas de estomatologia da anuidade).