O que significa o FPS do protetor solar?
O fator de proteção solar (FPS ou SPF) é a relação entre a dose mínima de radiação UVB que causa eritema na pele protegida por um protetor solar e a dose mínima de radiação UVB que causa o eritema na mesma pele, quando desprotegida. É importante saber que os índices mais elevados de FPS bloqueiam ligeiramente mais raios UVB, mas nenhum protetor solar oferece 100% de proteção contra a radiação UVB. A relação entre o FPS e a proteção UVB não é linear. A sua eficácia deve ser indicada no rótulo com referência a categorias: "baixa" (SPF 6 e 10), "média" (SPF 15, 20 e 25), "elevada" (SPF 30 e 50) e "muito elevada" (SPF 50+). Seja qual for o seu tipo de pele, deve usar um protetor solar. Pelo menos, um produto com índice de proteção de 30.
Como fazer protetor solar caseiro?
Não é recomendado, de forma alguma, que faça protetor solar em casa. Estes produtos não têm garantia de que ofereçam proteção eficaz contra os raios UVA e UVB ou que o fator de proteção seja o adequado. O processo de formulação de um protetor solar é complexo, bem como a determinação do seu fator de proteção solar e proteção UVA.
O que fazer se o protetor solar entrar em contacto com os olhos?
Caso o protetor entre em contacto com os olhos, é provável sentir ardor, irritação e ficar com os olhos vermelhos. A solução é lavar bem os olhos para eliminar o protetor e secá-los com uma toalha macia. Garanta que tem as mãos limpas, sem vestígios de protetor solar, antes de levá-las aos olhos.
Onde armazenar o protetor solar?
Quando utilizar o protetor solar, não o deixe exposto ao sol direto ou ao ar livre. Guarde-o à sombra. Não o deixe no carro, pois pode apanhar muito calor, nem o guarde no frigorífico. Mantenha as embalagens muito bem fechadas à temperatura ambiente, sem estarem perto das janelas. Evite também guardá-lo na casa de banho, pois é o local mais húmido da casa.
Posso usar o protetor solar do ano passado?
Consulte o prazo de validade ou o período de tempo após a abertura do protetor solar. Verifique o cheiro do produto. Em caso de mau cheiro, deite-o fora. Analise também a composição do protetor e não o use caso as fases do produto (fase aquosa e fase gordurosa) estejam separadas uma da outra ou tenham uma textura estranha. Se tiver dúvidas sobre se o protetor solar foi bem conservado, não o utilize. Ao usá-lo corretamente, se ficar com queimaduras, deite-o fora.