Alertas

Suplementos: 27 retirados do mercado

20 fevereiro 2015 Arquivado
Suplementos

20 fevereiro 2015 Arquivado

Conheça os 27 suplementos para emagrecer e para melhorar o desempenho sexual que foram retirados do mercado pelo INFARMED e pela ASAE. Se está a tomar algum, pare o tratamento.

O INFARMED e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetaram 27 suplementos adulterados: 5 para emagrecer e 22 para melhorar o desempenho sexual. Nas análises laboratoriais, encontraram substâncias que apenas podem ser utilizadas em medicamentos. As substâncias não estão declaradas no rótulo, o que os torna medicamentos ilegais. Como nenhuma autoridade os avaliou enquanto medicamento, a sua utilização é um risco para a saúde pública.

Os 27 suplementos foram retirados do mercado e as autoridades vão instaurar processos de contraordenação contra os fabricantes. Veja a lista completa no site do INFARMED

No total, analisaram-se 98 suplementos alimentares à venda no mercado, por suspeitas de falsificação e/ou adulteração com substâncias só permitidas em medicamentos. Encontraram substâncias ativas não permitidas em 27. Trata-se de substâncias que constam na composição de medicamentos para a disfunção erétil, nomeadamente compostos inibidores da fosfodiesterase do tipo 5 (sildenafil, tadalafil e análogos), e em medicamentos para o tratamento da obesidade proibidos na União Europeia (sibutramina).




Imprimir Enviar por e-mail