Gravidez: atenção aos medicamentos para a enxaqueca

Os valproatos para a enxaqueca e doença bipolar devem ser interrompidos em caso de gravidez. Se utiliza esses medicamentos para a epilepsia, fale com o médico.
As mulheres que tomam medicamentos com valproato ou ácido valpróico devem ter especial atenção se pensam em engravidar ou estão grávidas. Segundo o INFARMED, essas substâncias podem causar malformações graves nos bebés e afetar o desenvolvimento durante o crescimento.
Estes medicamentos estão aprovados na União Europeia para tratar a epilepsia e o transtorno bipolar e, em alguns países, para a prevenção da enxaqueca. A Agência Europeia do Medicamento concluiu que as mulheres visadas não têm estado a receber a informação sobre os riscos destes medicamentos de forma correta e atempada. Por isso, lançou medidas para evitar a exposição na gravidez ao valproato e ao ácido valpróico.
Algumas das medidas incluem a proibição do uso destes medicamentos para a enxaqueca ou transtorno bipolar durante a gravidez e a proibição do tratamento da epilepsia durante a gravidez, exceto se não existir outra alternativa terapêutica. Pode haver um pequeno número de mulheres com epilepsia para as quais não existe tratamento alternativo e, nesses casos, devem ser devidamente aconselhadas e acompanhadas por um médico especialista.
Além destas medidas, os medicamentos com valproato ou ácido valpróico não devem ser usados em mulheres em idade fértil, a menos que seja cumprido o programa de prevenção da gravidez criado para garantir que as doentes estão totalmente conscientes dos riscos e da necessidade de evitar engravidar quando se toma esta medicação.
Outra das medidas foi incluir um alerta visual para os riscos de gravidez no folheto informativo (bula) destes medicamentos.
As doentes a quem foi prescrito valproato ou ácido valpróico não devem parar de tomar o medicamento sem consultar previamente o médico, pois isso poderá causar danos à própria ou ao feto.
Conheça a lista dos medicamentos que contêm valproato ou ácido valpróico:
- Ácido Valpróico Generis;
- Ácido Valpróico Ratiopharm;
- Depakine;
- Depakine Chrono;
- Depakine Chronosphere;
- Diplexil;
- Diplexil-R;
- Valproato de sódio G.E.S.