Notícias

Farmácias autorizadas a fazer descontos nos genéricos

23 setembro 2016
As farmácias vão poder fazer descontos nos preços dos medicamentos genéricos.

23 setembro 2016
A venda de alguns medicamentos genéricos com desconto pelas farmácias foi aprovada. O Governo pode ainda contratualizar a prestação de serviços como a dispensa de medicamentos atualmente cedidos em farmácia hospitalar.
As farmácias podem agora dispensar alguns genéricos com desconto. São abrangidos pela medida os medicamentos genéricos comparticipados. Terão de ter um preço de venda superior ao quarto medicamento mais barato dentro do seu grupo homogéneo e serão vendidos com um preço de desconto igual ou inferior ao quarto medicamento mais baratoUtilize o nosso simulador para saber mais sobre estes fármacos e comparar preços entre medicamentos genéricos e de marca.

Um “grupo homogéneo” é um conjunto de medicamentos que têm a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e via de administração, e onde se inclua pelo menos um medicamento genérico disponível no mercado.

O custo dos medicamentos pode influenciar o comportamento dos utentes. Esta medida pretende usar os medicamentos genéricos para melhorar o acesso aos medicamentos e promover a adesão às terapêuticas. Foi fixada no Decreto-Lei n.º62/2016, juntamente com outras decisões para promover a saúde, a prevenção da doença e o acesso aos cuidados de saúde.

O Governo poderá ainda contratualizar com as farmácias comunitárias a prestação de serviços de intervenção em saúde pública. Esse acordo poderá ser celebrado em programas integrados com os cuidados de saúde primários, em aspetos como a avaliação das tecnologias da saúde, a troca de seringas, a monitorização da adesão dos doentes à terapêutica e a dispensa de medicamentos atualmente cedidos apenas em farmácia hospitalar.

Imprimir Enviar por e-mail