Alertas

Cetoprofeno passa a ter receita médica

02 março 2011 Arquivado

02 março 2011 Arquivado

Todos os medicamentos com cetoprofeno, para aplicar na pele, passam a ser sujeitos a receita médica, deliberou a Agência Europeia do Medicamento.

Após reavaliar os riscos deste anti-inflamatório não esteroide, aquela Agência decidiu intensificar as medidas para minimizar as reações alérgicas após a exposição ao sol. Além da receita médica obrigatória, a entidade impôs o reforço da informação no folheto informativo. Este deve incluir, por exemplo, os efeitos adversos que podem ocorrer na pele quando o medicamento é usado com otocrileno, componente de protetores solares e cosméticos.  

O cetaprofeno destina-se ao tratamento de dores musculares, nas articulações e tendinites, entre outros. É o único medicamento tópico no mercado europeu para dores agudas nas costas. Se costuma utilizá-lo, fale com o seu médico. A autoridade europeia do medicamento continua a defender que os benefícios superam os riscos, mas recomenda maior prudência na utilização: exponha-se o menos possível ao sol após a utilização e evite os cosméticos com otocrileno.