Notícias

Aspirina retirada do mercado: substituição deve ser gratuita

20 fevereiro 2017
Aspirina retirada do mercado: substituição deve ser gratuita

20 fevereiro 2017
A substituição dos lotes de Aspirina 500 mg Granulado com problemas de selagem será gratuita. A clarificação foi feita pelo INFARMED, após apelarmos à Bayer que substituísse o medicamento sem custos para os consumidores.

A Bayer está a retirar do mercado dois lotes da Aspirina 500 mg Granulado devido a um problema de selagem das saquetas. As farmácias estão proibidas de vender os lotes BTT1B5L e BTT16PO. Os doentes devem suspender a utilização e entregar as embalagens na farmácia.

Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), quem estiver a "utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes" deve "adquirir outro lote deste medicamento", se necessário. A entidade clarifica que os custos da substituição serão suportados pelas farmácias e estabelecimentos comerciais que vendem medicamentos não sujeitos a receita médica.

Na sexta-feira, apelámos à Bayer Portugal para trocar gratuitamente as embalagens com problemas por novas unidades, através da rede nacional de farmácias. O problema é da responsabilidade do fabricante, logo, o consumidor não deve pagar novamente por um medicamento que já tinha comprado.

 


Imprimir Enviar por e-mail