Notícias

Antibióticos: prescrição limitada a sete dias

16 abril 2014 Arquivado

16 abril 2014 Arquivado

A prescrição de antibióticos pelos médicos está agora limitada a um período de sete dias. A medida insere-se no Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos antimicrobianos.

Está provado que o uso inapropriado de antibióticos conduz à resistência aos medicamentos. Garantir que os doentes são informados quanto à dosagem correta do medicamento adequado é uma responsabilidade repartida por todos: médicos, farmacêuticos, indústria farmacêutica, público, doentes e decisores políticos. Se quiser saber mais, consulte o site do PPCIRA

A passagem à prática desta medida será avaliada ao longo do ano e, caso não sejam alcançados os resultados pretendidos poderá haver alterações.

Grande parte das infeções hospitalares é causada por bactérias multirresistentes, como a Staphylococcus aureus. Assim, a resistência aos antimicrobianos é um problema premente nos cuidados de saúde. Uma vez que não está prevista a disponibilização de alternativas terapêuticas adequadas às necessidades médicas, nos próximos 5 a 10 anos, o acesso a antibióticos eficazes e a sua utilização racional é essencial para garantir um elevado nível de saúde pública e de cuidados de saúde. É, por isso, necessário evitar e reduzir as resistências a antibióticos de modo a garantir um adequado arsenal terapêutico para tratar estas doenças. Uma das formas mais simples de o fazer, é garantir sempre uma lavagem adequada das mãos.


Imprimir Enviar por e-mail