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SNS 24 disponível 24 horas por dia

17 março 2020
médicos a atender chamadas em frente ao computador

A linha de atendimento dos serviços de saúde está a fazer a triagem dos casos suspeitos de covid-19, mas tem um leque de serviços mais alargado.

Se tiver suspeitas de ter coronavírus, como febre, tosse ou dificuldade em respirar, não corra logo para o hospital. A primeira coisa a fazer é telefonar para o Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde, conhecido por SNS 24, e seguir as orientações dadas. O número de telefone é o 808 24 24 24, e a chamada é gratuita. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esta linha está preparada para fazer a triagem dos casos suspeitos.  

Para responder ao surto deste coronavírus, os algoritmos de triagem clínica foram atualizados para assegurarem um despiste adequado dos casos suspeitos de infeção. 

Sempre que necessário são ativados os mecanismos de resposta de casos suspeitos, através do contacto com a linha de apoio ao médico da Direção-Geral da Saúde, onde se encontram profissionais de saúde que validam, ou não, o caso suspeito

Em caso de validação do caso suspeito, são seguidas as orientações emitidas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, ao nível do transporte, isolamento e diagnóstico do doente.

O SNS 24 tem ainda conteúdos informativos, validados pela Direção-Geral da Saúde e em coerência com as autoridades internacionais, para esclarecerem a população. Se tem dúvidas e pretende esclarecimentos, consulte o novo site sobre o covid-19, de modo a não sobrecarregar a linha.

Além do telefone, o SNS 24 está disponível na internet, no Portal do SNS, e através da aplicação móvel My SNS. O site do SNS 24 inclui ainda um chat para pessoas com dificuldades auditivas ou na fala.

Se o diagnóstico foi positivo, respeite as indicações do centro de atendimento e mantenha o distanciamento social, evitando estar próximo de pessoas durante 14 dias.

O que faz o SNS 24

O Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde, conhecido por SNS 24, foi criado para agregar toda a informação dispersa no Serviço Nacional de Saúde. Além de aconselhar os utentes sobre o que fazer perante um problema de saúde e de os encaminhar para os serviços mais adequados, o centro de contacto oferece a possibilidade de marcar consultas com o médico de família e de tratar de questões administrativas que antes exigiam a deslocação ao centro de saúde.

Ajudar os utentes que estão à espera de uma cirurgia num hospital do Serviço Nacional de Saúde e que já viram ultrapassados os tempos máximos de resposta garantidos é outra das funções deste centro de atendimento. Sempre que esse prazo é ultrapassado, é emitido um cheque-cirurgia ou uma nota de transferência entre hospitais do SNS, para realizar a intervenção noutro hospital. O documento pode ser enviado por SMS, e-mail ou enviado por correio, caso o utente não disponha de acesso à internet.

O SNS 24 contata depois o utente para enunciar as alternativas que existem em outros hospitais públicos, bem como sobre as soluções nos setores privado e social. A cirurgia pode ser marcada através desse contacto telefónico, o que evita a deslocação do utente ao hospital agendar a operação. 

O SNS 24 integra dois tipos de serviços, com o objetivo de melhorar o acesso dos utentes ao serviço de saúde e reduzir a afluência aos serviços de urgência.

Serviços clínicos

  • Triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente
  • Aconselhamento sobre medicação não sujeita a receita médica
  • Referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC associada aos auto testes e testes rápidos (testes em farmácias, laboratórios e domicílio)
  • Serviço Proximidade Sénior

Serviços não clínicos

  • Marcação de consultas nos Cuidados de Saúde Primários
  • Apoio à navegação ao Registo de Saúde Eletrónico (área do cidadão)
  • Informar sobre a Dádiva de Sangue e Transplantação
  • Informar sobre Saúde Oral (exemplo: cheque dentista)
  • Pesquisa de Prestadores de Medicina Dentária nos Cuidados de Saúde Primários
  • Pedido de Isenção de Taxas Moderadoras por insuficiência económica
  • Ativação do Vale Cirurgia

Prioridade na urgência

Desde agosto de 2016, os utentes referenciados para os serviços de urgência pelo agora SNS 24 e pelos cuidados de saúde primários (centros de saúde e unidades de saúde familiares) têm prioridade no atendimento, dentro do grau de prioridade que lhes for atribuído pela triagem.

Estes doentes têm obrigatoriamente de ter impresso nas vinhetas de identificação o registo com a sua origem, bem como as pulseiras que identificam a cor de prioridade da triagem, para garantir a sua prioridade no atendimento.

Nesta situação, os utentes estão isentos de qualquer taxa moderadora. Veja também outros cuidados de saúde gratuitos para os utentes.