Notícias

Saúde: 70% dos idosos sentem-se mal informados

07 outubro 2014 Arquivado

07 outubro 2014 Arquivado

Os idosos têm dificuldade em tomar decisões informadas sobre a sua saúde, mas também em compreender as indicações do médico. Depois dos 76 anos, 90% dos seniores referem esta dificuldade. 

Em saúde, aceder à informação disponível e compreendê-la, utilizar os serviços sem problemas e tomar decisões informadas e conscientes sobre questões médicas é fundamental. O Questionário Europeu de Literacia em Saúde aplicado em Portugal mostra que 70% dos inquiridos com mais de 65 anos considera ter um nível de literacia problemático ou inadequado. Os nossos inquéritos sobre o tema revelam a mesma tendência: os idosos são os mais vulneráveis nesta matéria. 

Os inquiridos em geral, independentemente da idade, não se saíram muito melhor, porque 61% acreditam ter baixa literacia em saúde. Só a Bulgária registou um resultado pior do que Portugal, entre os 9 países participantes. Os portugueses sentem dificuldades nos conhecimentos gerais sobre como promover a saúde, mas também em compreender a parte prática dos cuidados e até da prevenção de doenças. Mais de 56% confessam-se incapazes de avaliar se uma notícia divulgada na comunicação social é de confiança.

A boa notícia é que 90% da população geral percebe a necessidade de fazer rastreios, assim como a importância de manter um estilo de vida saudável. 





Imprimir Enviar por e-mail