Notícias

Psicologia clínica: consultas entre 25 e 100 euros

15 março 2016
consultas_psicologia

15 março 2016

A primeira consulta no psicólogo custa, em média, 55 euros, segundo o nosso estudo a 240 estabelecimentos, nos 18 distritos continentais e nas ilhas.  

Início

A primeira consulta de psicologia clínica para adultos custa entre 25, nas clínicas Psicofoz (Guarda) e AlgoProva (Portalegre) e 100 euros, na Mentanalysis (Coimbra e Aveiro) e na Clínica de Dislexia (Lisboa). Porém, o valor mais indicado foi 60 euros. A partir da segunda sessão, a maioria dos psicólogos cobra valores inferiores, sendo 50 euros o mais frequente. 

O preço médio por consulta é idêntico na maioria dos distritos, na Madeira e nos Açores.

Braga, Bragança, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu reúnem os preços médios mais baixos, entre 40 e 50 euros. Os mais elevados foram encontrados em Faro (63 euros), Lisboa e Setúbal (61 euros).

Aveiro e Porto apresentam a maior diferença: os preços oscilam entre 30 e 100 euros em ambos os distritos.

Mais de metade dos locais não possui acordos ou protocolos que permitam descontos no preço das consultas. Dos seguros de saúde disponíveis, só a parceria DECO/MGEN e a Axa permitem contratar a cobertura de psicologia.

Os preços das consultas de psicologia clínica foram recolhidos presencialmente pelos nossos inquiridos, em novembro de 2015, no 18 distritos de Portugal continental, bem como nas ilhas da Madeira e dos Açores. Responderam 240 locais do País, com preços de 475 psicólogos. Algumas clínicas incluem diversos psicólogos com preços diferentes. Nesses casos, apresentamos o valor mínimo e máximo.