Notícias

Cuidados médicos na Europa: peça o reembolso pela Net

22 dezembro 2015
Cuidados Médicos Transfronteiriços

Quem teve assistência médica noutro Estado-Membro da União Europeia e quer ser reembolsado ou está a procurar tratamento fora de Portugal tem agora uma plataforma online, onde pode tratar de algumas burocracias.

Emergência sem restrições

Se precisar de assistência médica imprevista durante a estadia temporária no estrangeiro, o 112 é o número único de emergência europeu.

Com o Cartão Europeu de Seguro de Doença acede aos serviços públicos de saúde com os mesmos direitos dos residentes do país. Inclui os 27 Estados-membros da União Europeia e a Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. As taxas moderadoras não são reembolsadas. Caso pague mais do que os residentes, traga os recibos e peça o reembolso da diferença à Segurança Social. Se esquecer ou perder o Cartão Europeu de Seguro de Doença, peça o envio de um certificado provisório. Há uma aplicação do Cartão Europeu de Seguro de Doença gratuita que funciona como guia de utilização.

Mesmo sem o cartão, pode recorrer aos serviços públicos, mas dificilmente será reembolsado. O cartão é pessoal: cada membro da família deve ter o seu. Peça-o, gratuitamente, na Segurança Social, postos de atendimento de subsistemas de saúde ou lojas do cidadão. Também pode fazê-lo online, se enviar um e-mail para o sítio da Segurança Social ou pelo 808 266 266.