Dicas

Lista de espera para cirurgia: como funciona

23 julho 2021
cirurgiã na sala de operações

Saiba se pode recusar a data proposta para cirurgia, onde pode consultar a sua posição na lista de espera e qual o tempo previsível para a realização da operação. Respondemos ainda a outras dúvidas frequentes.

Suspender ou cancelar inscrição

Quando há outra situação clínica que impeça o utente de ser operado e este esteja de acordo, o médico pode pedir a suspensão da inscrição na lista por um máximo de 4 meses.

Enquanto a sua inscrição estiver suspensa, o hospital em que está inscrito não o vai contactar para marcar a sua cirurgia ou qualquer outro ato relacionado com a cirurgia. O período em que a sua inscrição estiver pendente não é contabilizado para o cálculo do seu tempo de espera. No dia em que terminar a sua pendência, o tempo de espera para cirurgia recomeça a contar.

A inscrição é cancelada quando o utente não entrega o consentimento escrito obrigatório ou quando não utiliza a nota de transferência ou o vale-cirurgia nos prazos estabelecidos. Por outro lado, o utente tem de ser informado sobre o cancelamento no prazo de cinco dias, podendo solicitar a readmissão na lista se a sua inscrição não tiver sido devidamente cancelada ou desde que se mantenha a indicação cirúrgica.