Dicas

Cuidar de um doente em casa

26 março 2015
Cuidar de um doente em casa

26 março 2015

Quem sofre de uma doença incurável e progressiva, como cancro e demência, prefere ser tratado em casa. Pesquisámos o preço de muletas e outro material e ajudamos os cuidadores a lidar com a doença.

Prisão de ventre

Os opiáceos, analgésicos para a dor forte, os diuréticos, os antiácidos e os suplementos de ferro podem provocar prisão de ventre, que, por vezes, evolui para complicações. A prisão de ventre pode ser ainda causada pela própria doença, por desidratação e por uma deficiente ingestão de fibras. A pouca atividade física, a falta de privacidade e o desconforto causado por casas de banho públicas também não ajudam. Entre os problemas, contam-se obstrução intestinal, retenção ou infeção urinária, sangramento ou distensão do reto.

Podem ser prescritos alguns laxantes para resolver o problema. Os que são aplicados localmente no reto tornam-se mais rápidos a atuar: podem levar de dois minutos a três horas.

Mas também existem truques para melhorar o funcionamento do intestino sem recorrer a medicamentos. Consumir fibras, através do incremento de arroz e massa integral, pão, fruta e legumes, e ingerir grandes quantidades de líquidos são duas boas ideias.