Dicas

Cuidar de um doente em casa

26 março 2015
Cuidar de um doente em casa

26 março 2015

Quem sofre de uma doença incurável e progressiva, como cancro e demência, prefere ser tratado em casa. Pesquisámos o preço de muletas e outro material e ajudamos os cuidadores a lidar com a doença.

Náuseas e vómitos

Medicamentos como os citotóxicos, para controlar a dor forte, podem causar náuseas e vómitos, que, por sua vez, são suscetíveis de conduzir a complicações como desidratação, desequilíbrio eletrolítico (perturbações nos níveis de sódio, potássio e/ou cálcio), malnutrição e diminuição da qualidade de vida. As causas das náuseas e dos vómitos devem ser tratadas com antieméticos.

Existem outras formas de reduzir estes sintomas, como repartir as refeições em pequenas porções ao longo do dia e preferir os hidratos de carbono secos, caso das tostas. Algumas pessoas dizem sentir-se bem com o gengibre. Os doentes com cancro devem ter à mão uma grande bacia, lenços ou toalhas turcas e água. Bebidas frescas com gás, técnicas de relaxamento e hidratação parenteral (aplicação de soro de forma intravenosa) são outras estratégias para contrariar os vómitos.