Cartas-tipo

Denúncia de negligência de serviços de saúde

05 julho 2012
carta-tipo

05 julho 2012

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.

Nome completo do remetente
Morada completa do remetente

Nome completo do destinatário
Morada completa do destinatário

Localidade e data

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Negligência dos serviços do Centro de Saúde de ........

Exmos. Senhores,

...................... (nome completo), portadora do cartão de cidadão nº ....., residente em ................, vem por este meio dar conhecimento da atuação dos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde de ..... perante a seguinte situação.

No dia ... de .... de....., cerca das ..... horas, o meu filho, ......... (nome), de ..... anos de idade, caiu em casa, de forma bastante aparatosa. Como começou a queixar-se de fortes dores no ombro direito, levei-o imediatamente ao Centro de Saúde de ......, para ser examinado.

Quando, pelas .... horas, chegámos ao Centro, informei a enfermeira que se encontrava na receção (de nome ......., como vim a saber mais tarde) do que se tinha passado e referi que o meu filho tinha muitas dores. A enfermeira disse-me que teríamos de aguardar pois os médicos de plantão estavam, segundo disse, bastante ocupados.

Cerca de hora e meia depois, como o meu filho ainda não tinha sido chamado e se contorcia com dores, tomei a iniciativa de entrar nos serviços, pois a enfermeira não aparecia há bastante tempo. Ao entrar na primeira porta, vi que a mesma enfermeira conversava animadamente com dois homens que, segundo vim a apurar, eram os médicos de serviço, os Drs. ....... e ........ Nenhum deles parecia muito preocupado com a longa lista de doentes que aguardavam na sala de espera, conversando sobre o jogo de futebol da véspera.

Perante os meus protestos, a enfermeira veio dizer-me, asperamente, que não tinha o direito de estar ali e que o meu filho seria atendido na sua vez, como todos os outros. O meu filho acabou por ser examinado uma hora mais tarde, chegando os médicos à conclusão de que tinha uma fatura na omoplata direita.

Como o comportamento acima descrito me parece intolerável e inadmissível, venho, por este meio solicitar que sejam tomadas as medidas disciplinares previstas para tais soluções. Caso seja necessário, os Srs.... e ....., que, na altura, se encontravam no Centro de Saúde de ......, poderão confirmar os factos apresentados.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me, apresentando os meus melhores cumprimentos,

Assinatura manuscrita

Anexo: Fotocópia da declaração de permanência no Centro de Saúde