Cartas-tipo
Denúncia de negligência de serviços de saúde
16 fevereiro 2017

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Nome e morada completa do remetente
Direção-Geral da Saúde
Alameda D. Afonso Henriques, 45
1049-005 LISBOA
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Negligência dos serviços do Hospital de ………………….
Exmos. Senhores,
Maria Emília Vaz Henriques, portadora do cartão de cidadão n.º …………, residente em ………………………………………………, vem, por este meio, dar conhecimento da atuação dos médicos e enfermeiros do Hospital de ………………, na seguinte situação:
– no dia ……/……/…………, por volta das 14h30, o meu filho Luís Carlos Henriques caiu em casa, de forma bastante aparatosa. Como começou a queixar-se de fortes dores no ombro direito, levei-o imediatamente ao Hospital de ………………, para ser examinado;
– quando chegámos, pelas 14h45, informei a enfermeira que se encontrava na receção (de nome ……………………………, como vim a saber mais tarde) do que se tinha passado e referi que o meu filho tinha muitas dores. A enfermeira disse-me que teríamos de esperar, pois os médicos de plantão estavam, segundo disse, bastante ocupados;
– cerca de hora e meia depois, como o meu filho ainda não tinha sido chamado e se contorcia com dores, tomei a iniciativa de entrar nos serviços, pois a enfermeira não aparecia há bastante tempo. Ao entrar na primeira porta, vi que a mesma enfermeira conversava animadamente com dois homens, que, segundo vim a saber, eram os médicos de serviço, os Drs. ………………………………… e ……………………………. Nenhum deles parecia muito preocupado com a longa lista de doentes que aguardavam na sala de espera;
– perante os meus protestos, a enfermeira veio dizer-me, asperamente, que não tinha o direito de estar ali e que o meu filho seria atendido na sua vez, como todos os outros. O meu filho acabou por ser examinado meia hora mais tarde, chegando os médicos à conclusão de que tinha uma fratura na omoplata direita.
Como o comportamento acima descrito me parece intolerável e inadmissível, venho, por este meio, solicitar que sejam tomadas as medidas disciplinares previstas para tais situações.
Caso seja necessário, os Srs. ………………………… e ………………………, que, na altura, se encontravam no Hospital de ……………………… poderão confirmar os factos apresentados.
Com os melhores cumprimentos,
(Assinatura)
Anexo: Cópia da declaração de permanência no Hospital.
Direção-Geral da Saúde
Alameda D. Afonso Henriques, 45
1049-005 LISBOA
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Negligência dos serviços do Hospital de ………………….
Exmos. Senhores,
Maria Emília Vaz Henriques, portadora do cartão de cidadão n.º …………, residente em ………………………………………………, vem, por este meio, dar conhecimento da atuação dos médicos e enfermeiros do Hospital de ………………, na seguinte situação:
– no dia ……/……/…………, por volta das 14h30, o meu filho Luís Carlos Henriques caiu em casa, de forma bastante aparatosa. Como começou a queixar-se de fortes dores no ombro direito, levei-o imediatamente ao Hospital de ………………, para ser examinado;
– quando chegámos, pelas 14h45, informei a enfermeira que se encontrava na receção (de nome ……………………………, como vim a saber mais tarde) do que se tinha passado e referi que o meu filho tinha muitas dores. A enfermeira disse-me que teríamos de esperar, pois os médicos de plantão estavam, segundo disse, bastante ocupados;
– cerca de hora e meia depois, como o meu filho ainda não tinha sido chamado e se contorcia com dores, tomei a iniciativa de entrar nos serviços, pois a enfermeira não aparecia há bastante tempo. Ao entrar na primeira porta, vi que a mesma enfermeira conversava animadamente com dois homens, que, segundo vim a saber, eram os médicos de serviço, os Drs. ………………………………… e ……………………………. Nenhum deles parecia muito preocupado com a longa lista de doentes que aguardavam na sala de espera;
– perante os meus protestos, a enfermeira veio dizer-me, asperamente, que não tinha o direito de estar ali e que o meu filho seria atendido na sua vez, como todos os outros. O meu filho acabou por ser examinado meia hora mais tarde, chegando os médicos à conclusão de que tinha uma fratura na omoplata direita.
Como o comportamento acima descrito me parece intolerável e inadmissível, venho, por este meio, solicitar que sejam tomadas as medidas disciplinares previstas para tais situações.
Caso seja necessário, os Srs. ………………………… e ………………………, que, na altura, se encontravam no Hospital de ……………………… poderão confirmar os factos apresentados.
Com os melhores cumprimentos,
(Assinatura)
Anexo: Cópia da declaração de permanência no Hospital.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).