Notícias

Ténis tingidos à primeira lavagem valem 24,95 euros

16 setembro 2014 Arquivado
Tenis

16 setembro 2014 Arquivado

A nossa associada Dora Oliveira, de 37 anos, comprou uns ténis para a filha no Calçado Guimarães, em Setúbal. À primeira lavagem, a cor branca passou a rosada. Como usou água fria, Dora apresentou uma reclamação na loja. Mas esta recusou devolver o dinheiro.

Por € 24,95, a nossa leitora, da Quinta do Conde (concelho de Sesimbra), comprou para a filha Carolina, de 8 anos, uns ténis brancos com forro vermelho.

Ao fim de poucas utilizações, o branco não resistiu e Dora teve de lavar os ténis. Confirmou na caixa do produto se indicavam instruções especiais de lavagem. Não encontrou qualquer informação mas, por segurança, lavou os ténis em água fria. No final da lavagem, o calçado tinha uma nova cor, pois o tecido exterior estava rosado.

Dora apresentou uma reclamação na loja. A Calçado Guimarães ficou com os ténis para análise. 

Uma semana depois, foi contactada: a loja devolveu os ténis sem qualquer intervenção e justificou que não se tratava de um defeito de fabrico, mas de uso indevido. Como o uso indevido se referia a uma simples lavagem, Dora preencheu de imediato uma reclamação no livro da loja. O produto tinha apenas um mês. Em seguida, pediu a nossa intervenção. 

Contactámos a Calçado Guimarães, mas não obtivemos resposta durante 30 dias. Por isso, interpelámos o grupo Guimarães. A empresa respondeu ao segundo contacto: admitiu que, por lapso, o fornecedor não incluíra instruções de lavagem e propôs a troca dos ténis ou a devolução do dinheiro. Dora optou pelos € 24,95 e ficou com os ténis danificados. “Não estão perfeitos, mas podem usar-se nas férias”, explica.