Notícias

Smart Number: poucos relógios inteligentes compatíveis com novo serviço da NOS

Permite telefonar do smartwatch, mas só com os que suportam cartão e-sim. O preço do novo serviço da NOS arranca nos 16,49 por mês.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e José Almeida
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
04 março 2021
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e José Almeida
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
Mão de homem mexe no relógio inteligente, preso no pulso

iStock

A NOS lançou, em dezembro de 2020, o Smart Number, que permite ter um cartão SIM digital (ou e-sim) clonado nos relógios inteligentes da Apple e da Samsung. É possível fazer chamadas, ou usar apps do smartwatch, sem o telemóvel por perto. Antes, os relógios da Apple, por exemplo, não conseguiam fazê-lo, a não ser que o telemóvel estivesse nas imediações. Essa lacuna está agora colmatada.

O serviço, que pode estar ativo em três smartwatches em simultâneo, só pode ser usado em Portugal, mas não exige fidelização e é possível cancelá-lo a qualquer momento. Se aderir até 31 de maio, a NOS oferece os primeiros seis meses. O serviço é interessante e funciona bem. Porém, tem algumas limitações. Avalie se realmente precisa de ter acesso ao telefone na rua, quando for correr ou passear o cão. E, sobretudo, se o preço justifica. 

Condições para usufruir do Smart Number

Para fazer e receber chamadas no smartwatch, são necessários alguns requisitos. Primeiro, um tarifário NOS pós-pago (em fatura). Segundo, um smartphone compatível com o serviço (ou seja, com tecnologia VoLTE). E, em terceiro lugar, um smartwatch com conectividade móvel. Por enquanto, só os equipamentos da Apple (Apple Watch Series 3 Cellular ou posterior) e da Samsung (Samsung Galaxy Watch 3 LTE) estão disponíveis. 

Quais os smartwatches compatíveis?

 
Apple Watch Series 3
 
Apple Watch Series 6 
 
Samsung Galaxy Watch 3 LTE 

Como configurar o Smart Number?

O procedimento não é muito simples. Antes de mais, é preciso emparelhar o smartwatch com o smartphone. Só depois consegue configurar o serviço móvel da NOS no relógio. No Apple Watch, por exemplo, deve proceder do seguinte modo:

  • aceder à app do Watch e carregar em “rede móvel”. Depois, em “Configurar serviço móvel”;
  • é-se reencaminhado para uma página do operador, na qual é necessário fazer login com as credenciais de acesso;
  • ler com atenção os termos e condições do serviço e confirmar a aceitação;
  • receção de um SMS a confirmar que o serviço está ativo.   

Serviço móvel custa, no mínimo, 16,49 por mês

Por cada relógio ligado, num máximo de três em simultâneo, é preciso suportar 4,49 euros. Se acrescentarmos o custo de um tarifário pós-pago (que, na NOS, começa nos 12 euros por mês), a soma é de 16,49 euros mensais. Sem considerar a compra de um relógio compatível. O mais barato é o Apple Watch SE Celular 40 mm, a 359,99 euros... O limite de dados é partilhado entre os equipamentos. 

Sempre contactável?

A relevância, ou não, do Smart Number, depende das preferências de cada um. Se privilegiar o facto de estar sempre contactável, é útil. Há a liberdade de sair para correr, por exemplo, e deixar o telemóvel em casa. Com o serviço da NOS, pode receber notificações de chamadas e mensagens, atender ou fazer chamadas e usar apps de música, de mensagens e de mapas e navegação, embora com bastantes limitações. 

A utilização do smartwatch para fazer chamadas funciona bem, e a transferência da chamada entre equipamentos também não levanta problemas. A chamada pode ser iniciada no telemóvel ou no relógio. Se a iniciar no smartwatch, pode transferi-la para o telemóvel. Basta carregar no ícone do canto inferior direito e confirmar. O inverso também é possível, bastando pressionar na barra superior, no caso do iPhone. Porém, se o smartphone estiver em modo de voo, ou sem rede, não consegue receber chamadas no relógio. Por isso, mesmo que não o leve consigo, o smartphone deve permanecer ligado e com acesso à rede. A qualidade da chamada é semelhante em ambos os dispositivos, mas está sempre dependente da qualidade do smartwatch. 

 
Pode passar uma chamada do telefone para o smartwatch e vice-versa. 
 
Pode iniciar uma chamada no telefone ou no relógio. Se iniciar no telefone, pode, a meio, passar para o relógio, bastando pressionar na barra superior, no caso do iPhone, durante a chamada e confirmar.

Apps com uso restrito 

A utilização de streaming de música é limitada. Por exemplo, no Spotify, pode parar, aumentar e diminuir o volume e pouco mais. Para receber notificações, revelou-se uma solução interessante. O mesmo não se pode dizer da utilização dos mapas. Neste caso, a limitação é mais do Apple Watch, que restringe alguma informação no relógio.  Enquanto corre, o relógio regista a atividade. Mas, mesmo com a ligação do e-sim, não consegue sincronizar automaticamente as atividades, precisando de recorrer ao iPhone.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.