Notícias

Sapatos de corrida: testámos 11 modelos

31 agosto 2015
Conselhos para escolher sapatos de corrida.

31 agosto 2015

O conforto é essencial e identificar o seu tipo de passada pode ajudar. Ajudamos a escolher o melhor para si.

Início

Nem todos são bons para correr e o modelo preferido por um atleta não tem necessariamente de ser a melhor escolha para todos. Se vai comprar sapatos de corrida, dedique algum tempo na loja à experimentação de diferentes modelos e simule alguns passos de corrida, para avaliar até que ponto se sente confortável.



Saiba como um bom calçado faz a diferença

A substituição dos sapatos de corrida deve ser feita assim que começam a apresentar sinais de desgaste na sola. Correr com sapatos de corrida deformados que apresentam um nível de desgaste intenso é totalmente desaconselhável, pois pode comprometer a estabilidade do pé durante a corrida e contribuir para o aparecimento de lesões.

Neutro, Pronador ou Supinador?

Para identificar o seu tipo de passada pode verificar, por exemplo, que parte do seu calçado se desgasta habitualmente, embora nem sempre este corresponda exatamente ao tipo de passada. Os pronadores apoiam primeiro o lado mais interno do pé, que tende a ser a zona do calçado que se desgasta mais rapidamente. Podem comprar sapatos de corrida com bom controlo da pronação, corrigindo a inclinação do pé durante a passada.

Os supinadores tocam no chão primeiro com o lado exterior do calcanhar. Mas verificar um desgaste na lateral do sapato não significa que a passada seja realmente supinadora, porque, na verdade, isso acontece com quase todos os corredores. O ideal é analisar o desgaste na parte da frente do pé e observar se mesmo nessa zona o sapato está mais gasto do lado de fora. Para supinadores não existem sapatos de corrida específicos, pelo que apenas podem apostar numa correção da postura enquanto correm.

Os corredores com passada neutra colocam o pé no chão de forma homogénea e devem, por isso, comprar calçado de corrida adequado a este tipo de passada.

Imprimir Enviar por e-mail