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Exercício físico na gravidez é bom para a mãe e para o bebé

06 janeiro 2016
Dicas e conselhos sobre exercício físico durante a gravidez.

06 janeiro 2016

Se está grávida e o médico está de acordo, pode e deve fazer exercício físico. É benéfico para si e para o bebé. 

Todas as grávidas sem contraindicações médicas estão aconselhadas a fazer exercício físico. A lista de benefícios do exercício para o bem-estar materno e fetal é longa:

  • os estudos indicam que atenua o aumento da tensão arterial, embora a nível cardiovascular ocorra um aumento da frequência cardíaca, principalmente em grávidas com excesso de peso;
  • melhora a autoestima e ajuda a eliminar os sintomas de depressão;
  • os exercícios para fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico (músculos que suportam a vagina e o ânus) durante a gravidez contribuem para a prevenção e tratamento da incontinência urinária;
  • ajuda no controlo do peso e consequentemente na prevenção das doenças associadas, como a obesidade e a hipertensão;
  • estudos sugerem uma associação entre a prática de exercício e a redução da necessidade de fazer uma cesariana.
Caça aos mitos 
Vários estudos sugerem que exercícios de intensidade moderada não provocam partos prematuros em mulheres saudáveis. Também não existe consenso sobre o impacto do exercício físico no crescimento e desenvolvimento do feto.

Outros estudos referem que as alterações hormonais e a subida dos níveis de glucose no sangue durante a gravidez são normais e não devidas à prática de exercício físico.

Saiba mais sobre este assunto em FitMap.


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