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Dormir bem melhora a recuperação e rendimento físicos

21 março 2016
Dormir bem e por horas suficientes ajuda à recuperação muscular e prevenção de lesões.

21 março 2016

O sono, a sua duração e qualidade são decisivos em toda a atividade física. Em desportos como a corrida em particular, o descanso tem influência na recuperação dos músculos e na prevenção de lesões.

Treino, alimentação e descanso são três ingredientes igualmente importantes para obter um bom rendimento físico. Porém, o estilo de vida atual, mais agitado, preenchido por tecnologia e onde por vezes o tempo escasseia, leva a que muitas vezes se descure e desvalorize o repouso.

Trata-se de uma tendência desaconselhável, sobretudo para quem faz desporto, já que o défice de sono compromete o sistema imunitário. Por outro lado, a par de contribuir para melhorar a disposição e aumentar a energia, um sono prolongado e de qualidade contribui para potenciar a performance desportiva e os reflexos. 

Não basta dormir muito; é também preciso dormir bem, o que por vezes implica fazer um esforço extra, por forma a garantir a obtenção de bons padrões de sono. 

A par de estabelecer uma rotina que facilite a criação destes padrões, há, entre outros truques, cuidados e restrições alimentares que podem ser aplicados nesse sentido. Entre eles, evitar bebidas com cafeína, sobretudo nas seis horas antes de ir dormir, e por de lado as bebidas alcoólicas e as refeições pesadas ao serão. 

Perceba melhor a relação entre descanso e rendimento físico e espreite cinco dicas para potenciá-los no FITMAP.


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