Notícias

Corrida: estudo põe em causa critérios de escolha do calçado

18 dezembro 2015

18 dezembro 2015

Afinal, mais do que sola, biqueira, palmilha e capacidade de amortecimento, o que o deve preocupar na hora de escolher os sapatos de corrida para evitar lesões é mesmo o conforto.

Usar o calçado apropriado para correr é essencial para evitar lesões. Passámos anos a ouvir que a dureza da sola e uma palmilha adaptada à rotação do tornozelo eram os critérios a ter em conta na hora de comprar os ténis. Agora, um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine deita por terra estas noções.

Com base nas mudanças drásticas que os sapatos de corrida sofreram nos últimos 100 anos, os investigadores quiseram perceber se, afinal, estes tinham alguma influência sobre a frequência de lesões entre os corredores. E para aqueles que perdem horas em frente à secção de calçado de corrida nas lojas de desporto a estudar todas as tecnologias que os fabricantes introduziram nos modelos, as notícias podem ser desanimadoras: não há evidências científicas que confirmem uma alteração do movimento natural do pé durante a corrida.

Segundo os investigadores, estas conclusões obrigam a reformular o conceito de “um bom sapato de corrida” e a forma como escolhemos este tipo de calçado. A chave para uma escolha acertada volta a ser o mais simples dos critérios: o conforto. Descubra porquê na plataforma FitMap.

FitMap ajuda a ser mais saudável A pensar naqueles que já são fervorosos adeptos do exercício físico, mas também nos que precisam de um incentivo para começar um estilo de vida mais saudável, a TESTE SAÚDE disponibiliza uma plataforma que promete impulsionar a forma de fazer exercício no nosso país. Chama-se FitMap e tem informação sobre locais de treino gratuitos e ao ar livre para diferentes modalidades. Pode votar ou comentar os diferentes locais de treino, aceder ao calendário de provas nacionais e planear a sua agenda desportiva.


Imprimir Enviar por e-mail