Notícias

Como recuperar após a maratona ou meia maratona

08 abril 2016
A maratona e meia maratona são hoje corridas populares, cuja origem remonta a uma batalha travada na Grécia antiga.

08 abril 2016

A maratona é uma corrida intensiva. Implica muita preparação física e provoca grande desgaste. Quem ambiciona aventurar-se nesta prova ou na meia maratona não deve descurar a recuperação após a corrida.

A longa extensão (42,195 quilómetros) e duração desta corrida, por vezes acompanhadas de condições climatéricas extremas, transformam a maratona numa prova exigente e associada a alguns riscos.

Os perigos associados à maratona incluem o aumento e a diminuição extremos da temperatura corporal (hipertermia e hipotermia, respetivamente). Assim, a par de vigiar a alimentação e a hidratação antes e durante a prova, é desejável ter algum acompanhamento médico e manter cuidados mesmo depois da corrida.

A meia maratona é uma prova mais jovem, mas também ambiciosa e popular, cujos 21,097 quilómetros podem ser como um primeiro teste para quem se quer aventurar na maratona. Também no processo de recuperação desta, há cuidados físicos e alimentares aconselháveis.

Os truques mais eficazes para diminuir o impacto físico incluem o alongamento leve dos músculos e a aplicação imediata e continuada de gelo, seguidos do aquecimento do corpo com um banho quente. Dias após a maratona, o bem-estar deve ser restabelecido com exercícios de baixa intensidade, relaxamento e recuperação através de massagens. 

Ao nível alimentar, há que garantir a nutrição e hidratação imediatas após cortar a meta e manter alguns cuidados nos dias seguintes. São aconselhadas refeições frequentes, leves mas abundantes em proteínas e vitaminas. A água deve ser a bebida de eleição.

A realização de uma maratona gera grande satisfação emocional e psicológica e atesta a capacidade do corpo humano de superar-se, mas pode implicar perigos para a saúde quando não é encarada seriamente. Corra até ao FITMAP para ler 7 conselhos sobre como recuperar fisicamente depois de completar esta prova.


Imprimir Enviar por e-mail