Guia de compras

Relógios e pulseiras de fitness: guia de compras

21 setembro 2017
teste deco smartwatch

21 setembro 2017
Quer um dispositivo para ajudar a comunicar e receber notificações ou monitorizar a atividade física e a saúde? Revelamos a solução ideal para começar a praticar exercício, evoluir e uma utilização avançada.

Para acertar no equipamento, destacamos os prós e contras de cada solução.

Vou começar a praticar atividade física

Para quem só agora decidiu praticar atividade física com regularidade, é provável que comece pela corrida ou bicicleta. Para monitorizar estas aventuras, existem dezenas de aplicações para telemóvel. Muitas são gratuitas ou de custo muito reduzido (2 ou 3 euros). As funcionalidades que oferecem substituem na perfeição uma pulseira. Não invista já numa pulseira. Explore a app: pode ser mais do que suficiente. Mais do que desporto, quer monitorizar o sono ou balanço calórico? Dê um salto na loja de aplicações. Encontrará dezenas de apps. 

Quero evoluir na corrida

Se já corre com regularidade, uma pulseira pode não ser suficiente, sobretudo porque não tem GPS sem a companhia do telemóvel. Recomendamos um relógio de corrida que consegue de forma autónoma registar os percursos e indicar com bastante fiabilidade o ritmo médio média e instantâneo.

Para utilização avançada

Para atletas avançados, um relógio desportivo é a melhor aposta. Neste caso, conta com funcionalidades avançadas. Prefira um com banda de ritmo cardíaco (de pôr ao peito). Estas garantem mais rigor na medição. Quanto a funcionalidades, deve contar com modos de treino avançados que permitam definir treinos intervalados (com alterações de ritmo) ou séries. Também devem permitir definir treinos em função da zona cardíaca. Muitos já permitem definir percursos para guiar a corrida. A autonomia mínima é de 10 horas.

Pulseira ou smartwatch

A resposta depende das necessidades. Com o smartwatch, é fácil ver e responder aos e-mails, mensagens, chamadas e notificações de redes sociais diretamente do pulso. Já as pulseiras de fitness focam-se na monitorização da atividade física e da saúde, como por exemplo o número de passos, a distância, as calorias e a frequência dos batimentos cardíacos.

Porquê escolher uma pulseira de fitness

As pulseiras têm um objetivo vital: a saúde. Contabiliza o número de passos, a distância a pé, as calorias queimadas e incentiva o utilizador a adotar um estilo de vida saudável e a fazer um pouco mais a cada dia.

Algumas pulseiras mais baratas estão equipadas com o básico, enquanto outras exibem mais funcionalidades, como o sensor de frequência cardíaca. As melhores podem ligar-se a uma aplicação, essencial para manter o utilizador motivado. 

Uma pulseira de fitness deve acima de tudo ser confortável de usar. Por isso, recorremos a um grupo de utilizadores que usam os dispositivos durante algumas semanas e avaliam o conforto em várias atividades. Muitas pulseiras não foram concebidas para notificações e comunicação. Algumas podem ser sincronizadas com o telemóvel para mostrar mensagens, e-mails e notificações de redes sociais, mesmo que o ecrã pequeno dificulte leitura das mensagens.

Porquê escolher um smartwatch

O smartwatch permite ter as funcionalidades do smartphone sempre “à mão”. Os mais equipados permitem visualizar mensagens, e-mails, notificações de chamadas, compromissos de calendário, notificações de redes e informação de navegação diretamente no pulso. Muitos também possibilitam fazer pesquisas por voz na web, ditar respostas a mensagens ou e-mails, enquanto outros permitem atender e fazer chamadas a partir do seu relógio. Resultado: o tempo de vida útil da bateria pode ser curto, face às pulseiras.


Imprimir Enviar por e-mail