Dossiês

Exercício físico dá saúde

14 abril 2014
Exercícios físico: conselhos e argumentos a favor do seu bem estar.

14 abril 2014

Andar a pé, subir escadas, ir às compras ou praticar outra atividade que o faça mexer-se contribui para o bem-estar físico e emocional e ajuda a prevenir doenças, como a obesidade e problemas cardiovasculares.

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Movimente-se, pelo menos, 30 minutos diários, por períodos mínimos de 10 minutos. Com uma atividade mais intensa e de maior duração, os ganhos serão maiores.

A Organização Mundial de Saúde estima que o sedentarismo seja responsável por cerca de dois milhões de mortes anuais, ao nível mundial. As doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e doença mental, são a principal causa de morte, incapacidade e perda de qualidade de vida, sobretudo, nos países desenvolvidos. Para prevenir estas doenças, recomenda-se um estilo de vida saudável, que inclui a atividade física regular.

As câmaras municipais têm um papel a desempenhar. Além de construírem infraestruturas para a prática de exercício, como piscinas municipais e circuitos de manutenção, devem conceber os espaços de modo a facilitar a prática de atividade física, sobretudo, nas zonas urbanas.

Consulte o médico antes de iniciar um programa de treino e escolha uma atividade que possa praticar com prazer. A consulta médica prévia é obrigatória no caso dos doentes crónicos. Comece devagar e aumente o ritmo gradualmente, para evitar lesões. Dependendo dos seus objetivos, pode ser necessário adaptar a alimentação. Por exemplo, se pretender perder peso, terá de comer menos. Caso entre em competições, pode precisar de ingerir mais alimentos ricos em hidratos de carbono.

Os especialistas distinguem atividade física, exercício e desporto. A primeira inclui todos movimentos corporais que implicam dispêndio de energia, enquanto o segundo é algo planeado e estruturado, como uma aula de ginástica ou um treino de jogging. O desporto envolve competição. Todas estas atividades são essenciais para a saúde e o bem-estar.


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