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Exercício e perda de peso: acabamos com os mitos

02 maio 2016
dicas para exercício físico

02 maio 2016

Acredita que treinar três vezes por semana é suficiente ou que por ser magro não precisa de praticar exercício? Desmontamos os mitos mais comuns para tirar todo o proveito no próximo treino.

Muitos dos equívocos sobre o exercício estão relacionados com a eficaz queima de gordura e a perda de calorias. Isto leva algumas pessoas a comer mais do que as calorias que gastam a fazer exercício. Resultado: peso a mais.

Tem de doer para fazer efeito
A conhecida expressão “no pain, no gain” (sem dor, não há ganhos) faz parte do passado. O exercício não deve doer, mas aumentar o esforço e o desafio em cada treino pode traduzir-se em melhores resultados. Hoje em dia não é obrigatório ver o exercício como uma punição. 

Para viver uma vida mais longa e sem doenças, o exercício de baixa intensidade proporciona muitos benefícios para a saúde. No entanto, o exercício de alta intensidade dá mais proteção contra doenças cardíacas, ajuda a melhorar o estado físico geral e queima mais calorias.

Treinar três vezes por semana é suficiente
Qualquer coisa é melhor do que nada. Uma caminhada de 30 a 40 minutos por dia já reduz os níveis de açúcar no sangue, os triglicéridos e a pressão arterial. No entanto, para ser mais saudável, deve fazer, pelo menos, 60 minutos de exercício moderado por dia, durante cinco ou mais dias por semana.

Pessoas que perderam muito peso (20 quilos ou mais) precisaram de 60 a 90 minutos de exercício moderado a intenso, todos os dias.

"Sou magro e saudável, não preciso de praticar exercício”
O exercício contribui para uma boa saúde física e mental em geral, não estando apenas relacionado com o peso.

Uma pessoa pode ser magra e parecer ter uma saúde de ferro, mas se tiver uma vida sedentária não está a ser saudável como devia. E só porque não se vê gordura, não quer dizer que ela não esteja lá.

Estudos indicam que as pessoas que mantêm o seu peso através da alimentação em vez de exercício são mais suscetíveis de ter grandes depósitos de gordura interna, tornando-os falsos magros e pondo a saúde em risco.

Além disso, está comprovado que as pessoas que estão acima do peso, mas fazem exercício regular são mais saudáveis do que aquelas que não se exercitam. Além de prevenir o aumento de peso, os benefícios do exercício incluem:

  • pressão arterial normal; 
  • níveis de colesterol saudáveis; 
  • níveis mais baixos de ansiedade e depressão; 
  • ossos mais fortes e melhor equilíbrio (particularmente importante para as pessoas mais velhas que possam estar em risco de osteoporose); 
  • redução do risco de diabetes tipo 2; 
  • boa aptidão cardio-respiratória, força muscular e flexibilidade e melhor auto-estima geral e bem-estar psicológico.
Nadar não é o mais indicado para perder peso
Para quem tem excesso de peso, a natação pode ser uma ótima maneira de começar a fazer exercício. O peso é suportado pela água e todas as partes do corpo se movimentam. É possível perder o mesmo peso tanto com a natação, como a andar a pé ou de bicicleta. O que interessa é que se nade rápido o suficiente e que se tenha cuidado com a alimentação.

Mas nadar também pode abrir o apetite, mais do que outras atividades físicas. A corrida de longa distância, por exemplo, regula as hormonas do apetite e diminui a fome, durante algum tempo após o exercício. Não é o caso da natação.

Quanto mais se suar, mais quilos se perde
O mais importante sobre a perda de peso é que no final de cada dia se queime mais calorias do que aquelas que se ingeriu. 

Claro que quem sua como uma torneira vai perder mais peso, mas é temporário. Esses quilos a menos vão voltar rapidamente. Isto porque o suor tem pouco a ver com calorias perdidas. O suor acontece simplesmente porque, quer durante o exercício ou banhos de sol na praia, o calor é armazenamento e o corpo precisa de se refrescar.

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