Dicas

Desporto contra o stresse no trabalho

19 maio 2009

19 maio 2009

Praticar exercício com regularidade e seguir um estilo de vida saudável são as melhores armas para prevenir e combater.

O stresse nem sempre é mau. Precisamos de uma certa dose para realizar as tarefas diárias: funciona como incentivo à ação. O problema surge quando não conseguimos dar uma resposta adequada às exigências, por falta de recursos físicos, intelectuais e emocionais. Muitos trabalhadores acusam níveis preocupantes de stresse ocupacional, com prejuízo para o desempenho profissional, a saúde e as relações sociais e familiares. O melhor é tomar medidas para evitá-lo.

Organização e relaxamento

  • Organize o seu dia: estabeleça prioridades e cumpra-as à risca. Não adie decisões, para limitar a ansiedade.
  • Se tem demasiado trabalho ou prazos muito apertados, tente negociar uma solução com o seu superior hierárquico. Se não consegue fazer algo, explique as suas razões.
  • Procure dormir o suficiente. Para a maioria, o ideal é descansar entre 7 e 8 horas por noite.
  • Faça uma alimentação equilibrada, rica em fruta e legumes e pobre em gorduras e doces, e pratique exercício físico.
  • A meditação, ioga e os exercícios de relaxamento também ajudam. Respire fundo e enfrente cada dia com atitude positiva.
  • Experimente e verá que há solução para todos os problemas.