Notícias

Síndrome respiratória do Médio Oriente: o que é, como se transmite e como prevenir

03 julho 2015 Arquivado

03 julho 2015 Arquivado

Se esteve recentemente no Médio Oriente ou Coreia do Sul ou pensa viajar para um destes destinos, saiba como evitar o contágio pelo vírus MERS-CoV. Em caso de suspeita da doença, não saia de casa e ligue para a linha Saúde 24.

Recomendações para viajantes

Ainda não existem restrições internacionais oficiais para viagens ou trocas comerciais com os países do Médio Oriente, em especial, a Arábia Saudita, ou Coreia do Sul. No entanto, há cuidados a ter se viajar para uma das zonas afetadas. Siga os conselhos da Direção-Geral da Saúde: 

  • evite o contacto com casos confirmados de MERS-CoV e com animais doentes;
  • evite o consumo de produtos animais crus ou mal cozidos;
  • lave as mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica, antes e depois de tocar em animais;
  • consulte um médico se apresentar febre, tosse ou dificuldade respiratória; 
  • siga as recomendações das autoridades de saúde do país; 
  • se necessário, consulte a embaixada ou consulado português do país de destino. 
Os viajantes que regressarem, há menos de 14 dias, de um país do Médio Oriente, da Coreia do Sul ou de outra região que apresente transmissão ativa de MERS-CoV, e que surjam com febre, tosse ou dificuldade respiratória, devem contactar a Saúde 24 (808 24 24 24), referindo sempre o local para onde viajaram. A OMS recomenda igualmente que, em caso de suspeita de contaminação pelo vírus, não saia de casa, para evitar o contágio.