Notícias

Sarampo: o que é, como se transmite e como prevenir

05 fevereiro 2019
Sarampo: o que é; como se transmite e como prevenir

05 fevereiro 2019
A vacina é a principal medida de prevenção contra a doença, faz parte do Programa Nacional de Vacinação e é gratuita.

Sintomas e tratamento

O sarampo transmite-se por via aérea, tossindo, por exemplo. 

Tudo começa com febre (igual ou superior a 38 ºC), conjuntivite, nariz a pingar e tosse. A seguir, chegam uns pequenos pontos brancos na boca (manchas de Koplik), normalmente 1 a 2 dias antes de o corpo ficar cheio de borbulhas ou, como dizem os médicos, de exantema maculopapular. Primeiro no rosto, depois o tronco e, por último nas pernas. As borbulhas duram 4 a 7 dias e, na fase final, a pele descama. A doença nos adultos, habitualmente, é mais grave que as crianças.

O período de incubação normalmente dura 10 a 12 dias, mas pode variar entre 7 e 21 dias. O sarampo é contagioso 4 dias antes de surgirem as borbulhas no corpo e até 4 dias depois. 

O tratamento consiste em manter o doente confortável e em aliviar os sintomas até desaparecerem.

Complicações

Segundo a norma clínica emitida pela DGS, as complicações do sarampo podem incluir otite média, pneumonia, bronquite, convulsões febris e encefalite.

Uma complicação muito rara, que pode ocorrer anos depois da doença aguda, é a panencefalite esclerosante subaguda (1 em cem mil casos). que resulta de uma infeção cerebral de longa duração causada pelo vírus do sarampo. Esta doença pode ser mortal.